TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Composto Mercadológico

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Essa produção textual interdisciplinar Individual terá como temática o Planejamento de Marketing para e-commerce. Para fazer essa produção será feita uma interpretação de uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares.

Essa situação problema trata-se da Floricultura Doces Lembranças. Onde a Senhora Laura Esteves Silva, 48 anos, é a Gerente de Marketing de uma floricultura que possui franquias espalhadas por vários estados do país. Há alguns meses, Laura está percebendo uma queda em seu faturamento, porém também percebeu que a venda de flores pela internet está em ascensão. Diante desse cenário, ela resolveu elaborar um planejamento de marketing para implantação de um e-commerce, expandindo os negócios da floricultura, que até o momento só tem lojas físicas, para o mundo dos negócios virtuais.

Para fazer esse planejamento de marketing será feita pesquisas nas materiais de Gestão do produto; Pesquisa mercadológica; Gestão de Projetos; Sistema de Informação de Marketing; Métricas de marketing; Gestão de Serviços; Marketing Digital.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Composto Mercadológico

Produto

Dentro do conceito do mix de marketing, a definição de produto refere-se muito mais aos aspectos intangíveis do que aos técnicos. Existem alguns atributos de marca que podem ser passados na experiência de uso de um produto ou serviço. Todos os atributos do produto devem ser pensados em termos da estratégia de marketing. Desde as principais funcionalidades até a embalagem, incluindo os métodos e prazos da entrega.

O produto em questão são as flores da floricultura Doces Lembranças. O produto é de ótima qualidade, possui uma grande variedade de produtos e embalagens, principalmente variedades de flores exóticas e tropicais. Possui grande disponibilidade de produtos, que podem ser entregues em vários bairros da cidade, e também para varias partes do Brasil.

Preço

Tem um preço justo que cobre todas as suas despesas e se consegue ter lucro, ou seja, o preço é atribuído a uma estratégia financeira da empresa, é claro que a venda do produto precisa ser lucrativa, mas é a vertente de custos da empresa que precisa seguir o preço definido pelo marketing, não o contrário. O mais importante sobre o preço é saber que a volatilidade dele está diretamente ligada ao posicionamento de mercado. A empresa tem um posicionamento parecido com o da concorrência, tem seu preço definido pelo próprio mercado, e consegue se diferenciar conseguindo ter uma estratégia de preço mais elástica.

Praça ou Ponto

A praça para a empresa se refere a canais de mídia (sites, Facebook, Instagran, propaganda de TV) onde o produto estará exposto. O planejamento desse componente do mix de marketing estará completamente ligado ao público-alvo. Afinal, de que adianta oferecer o produto em lugares ou canais em que os compradores em potencial não estão? Ou seja, antes de fechar a estratégia de praça, é muito importante entender parte do cotidiano do público em questão.

Promoção

A promoção refere-se a todo o âmbito das estratégias de divulgação utilizadas pela empresa. Não só os canais, mas a comunicação que será passada para o público-alvo. A personalidade da marca e a linguagem que será usada também são pontos muito importantes no plano de marketing.

A empresa em questão terá uma comunicação mais séria ou despojada? Otimista ou “pés-no-chão”? Vai depender muito de com quem você quer se comunicar. Um exemplo simples que definimos na LUZ é não utilizar muitos termos em inglês na nossa comunicação. Quando usamos, estamos sempre tentando explica-los, para que ela seja 100% acessível a qualquer empreendedor. Também podem ser usados canais de promoção, pode envolver marketing digital, como links patrocinados, redes sociais, email marketing, etc. E estratégias offline, como anúncios impressos, rádio, televisão, entre outras possibilidades.

2.2 Marketing de Produtos e Serviços

Acredita-se que o melhor tipo de segmentação de mercado para esse empresa que está entrando no e-commerce é as variáveis demográficas. As variáveis demográficas são as bases de segmentação mais utilizadas para a distinção de grupos de clientes e consumidores. São também as mais fáceis de serem avaliadas.

A segmentação demográfica é tão importante que, mesmo quando o mercado não é descrito em termos demográficos, é necessário relacionar-se as características demográficas para que se possa estimar o tamanho do mercado-alvo e o meio de comunicação que deverá ser usado para atingi-lo de maneira mais eficiente.

As necessidades, desejos, exigências e hábitos de consumo dos clientes estão frequentemente relacionados a estas variáveis. Sendo assim, o mercado é dividido em grupos de variáveis demográficas básicas, como, classe social, sexo, idade, tamanho da família, rendimentos, geração. Dentre as principais variáveis demográficas utilizadas para a segmentação destacam-se:

• Idade e Ciclo de Vida: As necessidades e escolhas na hora de consumir variam conforme a idade e a fase da vida dos consumidores. Esta distinção pode ser feita com a divisão do mercado em:

• Faixas etárias: Como, por exemplo: os consumidores alvo devem ser da faixa etária entre 20 e 34 anos;

• Fases do Ciclo de Vida: Como exemplo Jovens, adultos e idosos;

• Sexo: As expectativas e preferências de consumo variam conforme o gênero dos consumidores. Porém essa empresa trabalha com ambos os sexos.

Acredita-se que segmentação demográfica pode ser usada tanto para os clientes do e-commerce quando aos clientes físicos, definindo assim um perfil de cliente alvo.

Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’. Ele nada mais é do que uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Essa prática já é usada há muito tempo por indústrias de todos os tamanhos para analisar como seus produtos, seus processos logísticos e de produção, por exemplo, estão desempenhando em relação aos concorrentes.

Este é um fator crucial para as empresas, porque as empurra em direção à adoção de melhorias nos processos. É uma forma de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos dos seus concorrentes. Não significa, no entanto, que tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com