TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

DIREITO -> Conjunto de normas que regulam todas as atividades de uma sociedade e evoluem de acordo com as novas regras sociais. Desenvolvido no Portugal e na Espanha e logo depois em 1215 na Inglaterra, e em 1787 no EUA.[pic 1]

Norma -> Regras escritas por pessoas legitimadas que tem por função regular a sociedade

Direito Tributário -> subsistema administrativo e financeiro, ramo autônomo, tem como função disciplinar as relações jurídicas relacionadas ao pagamento de tributos

Relação com a Economia -> É relativa, e sua relação está relacionada com outras ciências, na economia recebe interferência dos meios de geração de riqueza

Princípios Jurídicos -> Regramento que traz valores a serem seguidos na elaboração e aplicação da norma no caso concreto.

Princípios Constitucional –> a CF traz alguns princípios gerais do sistema tributário.

QUÓRUM -> MAIORIA SIMPLES -> 50% dos presentes +1

     MAIORIA QUALIFICADA -> 50% do total +1

PRINCIPIO DA LEGALIDADE
LEGALIDADE X LEGALIDADE TRIBUTARIA ->
 O princípio da legalidade tributária complementa o referido princípio na medida que define a instituição e majoração de tributos.

LEI ORDINARIA-> LEI

MEDIDA PROVISÓRIA -> instrumento normativo utilizado no caso de relevância ou urgência, tem força de Lei Ordinária, e pode ser utilizada apenas pelo presidente da república.

LEI COMPLEMENTAR -> Utilizada apenas no caso que a CF entender ser de situação vulnerável que necessita de uma aprovação legislativa mais elaborada.

Princípio da Anterioridade-> Determinação da constituição que nenhuma lei TRIBUTÁRIA agravará os atos praticados pelos contribuintes no passado, também conhecido como PRINCIPIO DA NÃO SURPRESA.

EXEÇÕES -> II, IE, IPI, IOF, IEG, CIDE, ICMS (Combustível)

Exceções -> ANUAL/ DE EXERCICIO (DIFERENTE DO PRINCIPIO DA ANUALIDADE)

ANTERIORIDADE ANUAL -> A CF determina que a união, estado, municípios e distrito federal só poderão instituir ou aumentar tributos através de lei que sejam publicadas até 31/12 do ano anterior

PRINCIPIO DA ANUALIDADE -> Não existe mais no direito tributário, já que trata-se de princípio de Direito Financeiro.

Anterioridade Nonagesimal -> Estabelece que aumentar ou instituir tributo só poderá incidir depois de 90 dias da sua publicação.

EXEÇÕES -> II, IE, IR, IOF, IEG, IPVA, IPTU

Contribuições -> É importante ressaltar que a contribuições previdenciárias (seguridade social) só devem respeitar o prazo de 90 dias.

Atualização -> As alterações nos índices de correção monetária não exige respeito  ao principio da anterioridade, desde que não impliquem aumento velado (escondido de tributo) de tributo.

PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE -> Prescreve que nenhuma lei poderá prejudicar o direito adquirido, o ao jurídico perfeito e a coisa julgada a fim de se garantir a segurança jurídica. A CF não prevê qualquer exceção.

PRINCIPIO REPUBLICANO -> Forma de governo baseado na igualdade das pessoas e exercício ao poder político de forma indireta.

PRINCÍPIO FEDERATIVO -> Representa a união indissolúvel dos estados, municípios e FD. É importante para sua autonomia e competência para criar seus próprios tributos e impedir tributos uniformes em todo território nacional ou distinção ou preferência em favor de determinado estado ou município.

PRINCÍPIO DA LIBEDADE DE TRÁFEGO -> Vedada a instituição de tributos de passagem entre os municípios e estados, ressalvada a cobrança de pedágio pelo uso da via.

PRINCÍPIO DA IGUALDADE ->  Conhecido como principio da igualdade ou isonomia tributaria, é uma limitação ao poder de tributar vinculado a ideia de justiça tributaria, visa impedir o tratamento desigual entre os contribuintes em uma situação equivalente.

CAPACIDADE CONTRIBUTIVA -> Determina que aquele que possui maiores condições pague mais tributos, ressalvada as taxas, que cobra apenas aquele que utilizar do serviço.

PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO CONFISCO -> Impede que a tributação sofra exageros a ponto de prejudicar o direito a propriedade ou inviabilizar o exercício da atividade lícita.

NÃO COMULATIVIDADE -> Técnica de tributação que impede que um tributo seja cobrado integralmente sobre operações sucessivamente. Evita que exista tributação de uma riqueza diversa vezes (ICMS).

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA-> A Competência tributária de cada um dos federados é fixada taxativamente pela CF, portanto o ente tributante só poderá tributar um ato se estiver expressivamente autorizado pela constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com