TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profisional

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

EAD – Unidade Belo Horizonte

Curso: Superior em Gestão de Recursos Humanos.

Desafio Profissional

                                         

                                   Alunos:  Clebison Gonçalves Ferreira   RA: 9576429993

                                                  Juliana Rodrigues                           9515359417

                                                  Maria Aparecida Gouveia Lino      9515347594

                                               

                              Disciplinas Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal.

                                                Prof. Tutor: Presencial: Viviane Cury Corrêa

Belo Horizonte – MG

Março/2015

Introdução

Avaliar os aspectos de relacionamento da empresa SUPERSOFT no campo de atuação.Buscar melhorias em sua direção e funcionamento.Avaliar a relação dos colaboradores e o comprometimento de cada um no desenvolvimento da empresa.

Melhorias na atuação e relação de trabalho quanto a seus colaboradores dando ênfase á qualidade de trabalho e estimular a participação de todos no desenvolvimento e capacitação profissional, bem como estimular o crescimento da empresa mediante o compromisso de todos a esse fim.

        

Considerações Iniciais

A empresa SUPERSOFT têm sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. A interação entre os funcionários é mínima. A empresa também não oferece um ambiente físico adequado a alguns de seus colaboradores, políticas salariais e de recompensas não são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores. A contratação de um consultor em RH é essencial para a correção desses problemas. Uma das vantagens para a SUPERSOFT é que o consultor pode melhorar o clima organizacional da empresa, pois fica mais próximo aos colaboradores, podendo identificar os problemas existente. A transparência da gestão onde os funcionários podem tirar dúvidas sobre o seu papel na organização ocorrendo uma menor resistência às mudanças. Ocorre também um fortalecimento da relação empresa-colaborador, pois além das lideranças, o consultor interno de RH também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores. Evitando a migração e entre outros, para a concorrência

Diagnóstico

Durante a análise na SUPERSOFT foi detectado alguns sérios problemas. O Clima Organizacional: o clima organizacional da empresa é ruim. Os funcionários não interagem entre si e há dificuldade para o trabalho em equipe.

Infraestrutura da empresa: a SUPERSOFT possui espaços que não são utilizados pelos funcionários por falta de estrutura para uso. Além da falta de equipamentos adequados a alguns funcionários.

Políticas de remuneração: não existe política alguma de remuneração para os funcionários.  Isso gera um descontentamento e insatisfação com a empresa.

Adequação salarial: a falta de clareza e informação na folha de pagamento dos funcionários geram duvidas e insatisfação por parte dos funcionários.

Plano de ação

Segundo CHIAVENATO (2006) o clima organizacional e favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades.  O atual clima organizacional da SUPERSOFT gera tensões, desinteresses erros constantes e falta de comunicação.

Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é reservar uma porcentagem de 1% - 2% do faturamento mensal da empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como churrascos, caminhadas ecológicas, jantares ou almoços e alguns desses eventos com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.
Na infraestrutura a SUPERSOFT deve adequar os espaços da empresa, comprando eletrodomésticos adequados, instalando pias, mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários.
Segundo CHIAVENATO (2010) recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais, e benefícios. Seguindo esse pensamento uma sugestão de remuneração para a SUPERSOFT é uma carta de reconhecimento e agradecimento dos sócios para os funcionários desenvolvendo o sentimento de orgulho e reconhecimento profissional dos funcionários.
Outra sugestão é presentear os funcionários em datas importantes como aniversários, páscoa e natal. Uma pequena porcentagem de 0,2% a 5% do faturamento mensal pode ser destinado por ano para esses presentes. Sugere-se a formação de uma agremiação dos funcionários para gerir esse segmento.
Destinar 1% do faturamento em bolsas de estudo incentivando a capacitação profissional dos funcionários. Com o aumento da qualificação melhora a qualidade do serviço oferecido pela SUPERSOFT.
O colaborador responsável pela folha de pagamento da SUPERSOFT deve estar aberto a ouvir e responder as dúvidas dos demais colaboradores. Os demonstrativos de pagamentos devem ser entregues em mãos, a cada colaborador e ser bem claros, detalhados e de fácil compreensão a todos os colaboradores.


Conclusão

A SUPERSOFT sofre de sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. Recomenda-se que a SUPERSOFT faça uso das sugestões apresentadas e siga passo a passo as soluções oferecidas para que a empresa possa seguir funcionando.
A maior parte desses problemas ocorre pela falta de comunicação entre sócios e funcionários. Essa comunicação deve ser clara e sem ambiguidade, e os sócios devem estar preparados para responderem a dúvidas e queixas dos funcionários. Os sócios têm muitas divergências de opiniões e devem ter uma relação mais aberta e clara que será refletida para e empresa.
Os investimentos sugeridos em premiações e presentes não devem ser ignorados, pois são essenciais para a motivação dos funcionários da SUPERSOFT e os investimentos sugeridos para a correção dos problemas não devem ser considerados como um desperdício, mas sim, como um investimento na melhoria da qualidade da empresa. Mais qualidade reflete em funcionários mais motivados que trabalham com mais eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com