TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desconto de Duplicata

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Desconto de Duplicata

1) O desconto de duplicatas na visão financeira trata-se de uma operação que as empresas utilizam para obter capital de giro, antecipando os valores a receber da duplicatas emitidas a seus clientes, vendendo estas aos bancos, no qual este desconta no ato da compra da duplicata as despesas bancárias, impostos e juros.

Contabilmente desconto de duplicatas aparece no ativo com uma conta redutora da conta duplicatas a receber, os encargos cobrados nesta operação devem respeitar o regime de competência, sendo apropriado como despesa no resultado da empresa, conforme as forem incorrendo.

A operação de desconto de duplicatas consiste basicamente na compra a vista, pelo banco, de tais títulos, mediante a cobrança de despesas bancárias e dos juros correspondentes, geralmente os de mercado para esse tipo de operação. 1

O desconto de duplicatas é uma operação financeira de curto prazo, na qual a empresa obtém recursos perante os bancos. Para sua efetivação, é preciso realizar vendas a prazo, obtendo as duplicatas de venda mercantil. Nessa operação, a instituição financeira aplica uma taxa de desconto sobre o valor nominal do título, além de cobrar as tarifas de cobrança e o IOF, e repassa à empresa tomadora os recursos pelo valor líquido (valor nominal dos títulos menos os encargos financeiros).

Quando uma empresa desconta duplicatas de sua emissão nos bancos, deve contabilizar o seu valor em conta específica, retificadora do saldo da conta de duplicatas a receber, no ativo circulante.

Os encargos cobrados pelo banco representam despesas antecipadas, que devem ser registradas em conta própria, também no ativo circulante, e apropriadas em contas de resultado a medida que forem sendo incorridos, em conformidade com o regime de competência. 2

1 - LEANDRO E CIA. Contabilidade – Operação de desconto de duplicatas. Disponível em: http://www.leandroecia.com.br/faq_resposta.php?id=39. Acesso em 24 jan. 2013.

2 - IOB. Desconto de duplicatas – Contabilização. Disponível em: http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil&noticia=25936. . Acesso em 24 jan. 2013.

2) Cancelada.

3) o Fluxo de caixa abaixo esta disponível em um arquivo PPT.

EXAME. Fluxo de Caixa. Disponível em: exame.abril.com.br/.../financas-modelo-de-gestao-de-fluxo-de-caixa. Acesso em 24 jan. 2013.

4) Como controller só sugeriria a desconto de duplicatas se a empresa estivesse com pouco capital de giro e se as taxas e juros descontados pelo banco for menor que os juros das modalidade de empréstimos disponível para empresa junto ao banco.

5) CPC 38.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com