TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.104 Palavras (21 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS

Atividades Práticas Supervisionadas

Tecnologias de Gestão

Valmir Alves Pereira – RA: 2306294503 - Administração

Luciana Candeias da Silva – RA: 2306305403 - Administração

Carla Alves  - RA: 2321374370 – Administração

Toni de Souza Farias – RA :2321368083– Administração

                       

Brasília-DF

2012

Valmir Alves Pereira – RA: 2306294503 - Administração

Luciana Candeias da Silva – RA: 2306305403 - Administração

Carla Alves  - RA: 2321374370 – Administração

Toni de Souza Farias – RA :2321368083– Administração

ATPS

Atividade Prática Supervisionada

Tecnologias de Gestão

Professor EAD: Walker Soares do Nascimento

Tutor presencial: Elane Ramalho

Professor tutor à distância: Gislayne Silva

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Tecnologias de Gestão.

Brasília-DF

2012

Introdução

        

 Para falarmos em tecnologias de Gestão e entendermos sobre as principais delas é necessário que se chegue á luz do conhecimento sobre as diversas ferramentas de gestão da atualidade e também as demandas e ambientes necessários para o gestor moderno atuar.

  O principal objetivo desta ATPS é tornar a equipe apta a analisar e tomar decisões sobre a importância destas tecnologias e ferramentas e principalmente confirmar a sua aplicação ou não nas empresas.

 Para tanto a equipe precisou analisar o material sugerido pelo autor, buscar o entendimento, realizar levantamento e fazer análise em situação real, entender o conteúdo e sugerir mudanças, além de fazer entrevista e trazer para o contexto o aprendizado real da disciplina.

 A ATPS está dividida em etapas, conforme solicitação do autor e se apresentará  no seguinte formato:

 Etapa 1 -Tratará  do conceito de mudança nas organizações , quebra de paradigmas e o papel do gestor organizacional, sendo que a equipe deverá escolher uma empresa real como alvo da pesquisa.

 Etapa 2 - Tratará das principais tecnologias de gestão organizacional e as que são aplicáveis á empresa escolhida no passo anterior.

 Etapa 3 - Tratará das ferramentas de gestão e será identificada sua aplicação para as empresas no geral.

 

 

ETAPA 1

 Para elaboração desta etapa, seguindo a proposta do autor da ATPS, a equipe identificou uma empresa que passou recentemente por um processo de mudança organizacional  e na sequência apresentamos nosso entendimento sobre mudança organizacional e a nossa explicação de como uma empresa deve se prepara para mudar sempre que necessário. Apresentaremos também o conceito e os vários papéis do gestor organizacional, conforme mostraremos a seguir.

Dados da empresa escolhida para a pesquisa:

-Nome: Corpórea Indústria de linhas de Cosméticos ltda.

-Localização: S.I.A  Trecho 2 lote 1511 –Setor de Indústrias -Brasília-DF

-Segmento de Atuação: Beneficiadora de produtos naturais retirados da natureza.

-Produtos Fabricados/ Comercializados: perfumes creme para o corpo e maquiagens diversas.

-Porte-Empresa de grande médio porte com aproximadamente 10.000 colaboradores alocados em todas as regiões do Brasil.

Missão e Valores :

A Corpórea está empenhada com o desenvolvimento, produção e abastecimento da indústria de cosméticos, com gêneros da mais alta qualidade e uniformidade.

Tendo a constante preocupação e respeito com a natureza, considerando a harmonia homem/meio ambiente como o grande diferencial para manutenção de suas atividades a longo prazo.

Justificativa pela escolha da Corpórea:

 Escolhemos a Corpórea por se tratar de uma empresa em expansão, reconhecida no mercado onde está inserida. O publico também reconhece sua trajetória de sucesso. Vemos isso como crescente busca de postos de trabalho na empresa.

Contato na empresa:  

Paulo Macedo

Cargo: 

Gerente Administrativo – Sucursal Brasília

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMAS

 Após análise em fontes de pesquisas indicadas pelo autor da ATPS, chegamos ao entendimento de que a mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa  para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. Para ocorrer  a mudança é preciso determinar como ela deverá ocorrer.

 Não se pode deixar de questionar  porque a mudança  é necessária.O administrador moderno precisa está antenado , atento ao possível envelhecimento do seu produto, ao aparecimento de um produto mais evoluído no mercado, se sua tecnologia está atualizada e as possibilidades de diminuição dos preços para manutenção da concorrência de mercado.

Mas não se pode também mudar apenas por mudar. É preciso que as mudanças sejam estudadas, planejadas e que realmente surtam efeito sem que a empresa fique descredibilizada no mercado.

 Já o estudo sobre a quebra de paradigmas nos levou ao entendimento de que paradigmas são modelos, referencias para saber  como  lidar com situações. Em geral, empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações. Com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar- se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados superam as necessidades. Assim ocorre a quebra de paradigmas dessas referencias, porque tais indicadores não suprem as necessidades de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com