TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

De acordo com Rossete (2014), o termo ergonomia é derivado das palavras gregas “ergon” (trabalho) e “nomos” (leis ou regras), pode-se dizer que trata das regras para o trabalho adequado, sem danos ao trabalhador. Não pode ser vista como um estudo autônomo e sim interdisciplinar, trabalhar com ergonomia proporciona desenvolver soluções para problemas na vida profissional.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável se faz muito necessário no ambiente corporativo, o estudo da ergonomia pensa em melhorias das condições físicas e mentais dos trabalhadores, é de extrema importância que as empresas se utilizem destes estudos.

A ergonomia pode ser aplicada de várias maneiras na empresa, segundo Rossete (2014), são elas:

Ergonomia de intervenção: demanda do cliente, usuário e consumidor que deve ser investigada e apresentar uma solução para o problema;

Ergonomia de concepção: cria novos produtos, processos e sistema de trabalho, garante benefícios diversos buscando uma nova metodologia, mudando as maneiras de execução dos processos;

Ergonomia de correção: minimiza e corrige as rotinas de trabalho, adequando os conceitos de bem-estar, saúde e conforto;

Ergonomia de enquadramento: implementa um padrão a ser seguido, imposta pela legislação ou sindicatos, ou estabelecido internamente pela empresa;

Ergonomia de remanejamento: aplica mudanças nos processos, pessoas, matéria prima e logística, para corrigir erros antigos;

Ergonomia de modernização: altera os processos de maneira profunda, modernizando equipamentos, capacitando e especializando o pessoal e melhoria de qualidade.

A empresa objeto de estudo, se preocupa com o bem-estar e saúde de seus funcionários, os administradores contrataram uma empresa para reformar o ambiente de trabalho, durante o projeto foram estudadas várias modificações no ambiente para proporcionar bem-estar aos funcionários. Os balcões de atendimento antes eram altos com cadeiras altas e desconfortáveis, foram trocadas por mesas na altura ideal e regulada para uma boa posição dos colaboradores, as cadeiras foram trocadas por outras com altura do assento ajustada e com rodas.

Os monitores dos computadores foram trocados por outros mais modernos, com iluminação mais clara, ajustável ao nível dos olhos do colaborador. Os mousepads possuem suporte para punhos reduzindo a pressão mecânica.

Possuem um refeitório com geladeira, micro-ondas e todos os utensílios para que os colaboradores que desejarem, possam fazer as suas refeições nas dependências da empresa, sem que tenham que se deslocar até suas casas.

O clima da cidade na maior parte do ano é seco e quente, por este motivo foram instalados 3 aparelhos de ar condicionado com umidificador, o ambiente está sempre limpo, climatizado e seguro. Passam por manutenção periódicas os extintores contra incêndios, mantendo-os assim sempre dentro da validade.

Os colaboradores da empresa ficam o tempo todo nas suas mesas de atendimento ao computador, as ferramentas de trabalho e acessórios passam por manutenções mensalmente, portanto quando há desgaste ou apresenta defeitos, são trocados por novos evitando acidentes de trabalho.

Dessa maneira, a empresa trata ergonomia como um de seus princípios base, se preocupando sempre com o bem-estar e saúde de seus colaboradores, evitando acidentes de trabalho.

Para Barsano; Barbosa (2012), um ambiente de trabalho limpo, organizado e seguro, com postos de trabalho adequados as necessidades do funcionário, dignifica o trabalhador, aumentando sua autoestima, produtividade e o faz sentir-se importante dentro da organização da qual faz parte.

2.2 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Para evitar acidentes de trabalho e garantir a segurança dos colaboradores, as empresas devem fornecer o EPI (equipamento de proteção individual), proporcionando assim um ambiente de trabalho mais seguro.

De acordo com Balbinoti (2017), é dever do empregador fornecer ao trabalhador, quando este está exposto a riscos durante o trabalho, os equipamentos de proteção individual. EPI são produtos ou dispositivos de uso individual, utilizados pelo trabalhador para o proteger de possíveis riscos e ameaças a sua segurança durante a sua jornada de trabalho.

Para Araújo; Santana (2013), as áreas que devem ser protegidas são cabeça, membros superiores e inferiores, tronco, pele, respiração e ouvidos. Devem ser protegidos com óculos, protetores faciais, capacetes, luvas, cremes protetores, calçados ou botas, aventais ou capas, respiradores e máscaras, protetores auriculares, etc...

Para Barsano; Barbosa (2012), é importante salientar que as medidas de proteção individual, como os EPIs, devem ser adotadas apenas após serem esgotadas as outras medidas de proteção, e se mesmo assim persistir o risco acima de limites toleráveis de segurança, colocando em perigo o trabalhador.

Na empresa Acm Celulares, não há riscos que possam tornar obrigatório o uso dos EPI, no ambiente de trabalho não há contato com produtos químicos, poeiras, eletricidade, radiações, ou seja, não há insalubridade nem periculosidade. Quando há necessidade de transporte de móveis ou equipamentos pesados, os mesmos são feitos por empresas terceirizadas, desse modo, os colaboradores da empresa não participam dessas atividades.

Desde o início de suas atividades a empresa aqui estudada, nunca experenciou um acidente de trabalho, talvez por este mesmo motivo a empresa nunca efetuou um planejamento de prevenção a acidentes.

2.3 PROPOSTA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Atualmente no mundo corporativo, não basta apenas ter um bom salário e grandes benefícios, cada dia mais as pessoas estão à procura de segurança, saúde e bem-estar, por esse motivo tem-se que dar importância a qualidade de vida no trabalho.

Para Gramms; Lotz (2017), pode-se afirmar que qualidade de vida está alicerçada na saúde, é o estado completo do bem-estar físico, mental e social.

Muitas vezes um colaborador deixa de fazer parte de uma empresa por estar desgastado, cansado ou com problemas de saúde e psicológicos, a falta de qualidade de vida no trabalho é um dos fatores que ajudam na decisão deste colaborador. Proporcionar um ambiente seguro, limpo e feliz, além de aumentar a produtividade dos colaboradores, aumenta os lucros da empresa e diminuí riscos de acidentes de trabalho.

Segundo os administradores da empresa aqui estudada, manter o ambiente limpo, climatizado, evitar problemas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com