TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse dos Policiais Militares da cidade de Manaus

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

O estresse dos policiais militares da cidade de Manaus

Marcelo Ferreira Cavalcante[1]

Rafael Leite de Souza1

Milena Rodrigues[2]

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o estresse dos policiais militares da cidade de Manaus. O tipo de desgaste a que as pessoas são submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças e também de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas. O meio ambiente de trabalho é um local onde uma pessoa vive grande parte de sua vida e, por conseguinte, é submetida a diversas situações positivas e negativas, que lhe causam satisfação ou chateações. Nele, assim como em qualquer outro, deve-se manter um clima organizacional ameno, de boa convivência e motivado pela satisfação em estar naquele ambiente. Em se tratando da Polícia Militar, é importante salientar que trata-se de uma profissão que exige múltiplas habilidades, que vão desde a cordialidade para se relacionar com uma pessoa, como a agressividade controlada para enfrentar situações com risco iminente de morte.

Palavras-chave: Estresse. Polícia Militar. Pressão. Transtornos.

Abstract

This study aimed to analyze the stress of the military police of the city of Manaus. The type of wear that people are constantly subjected to environments and relations with labor are determinants of diseases and also stress-related disorders, such as depressions, pathological anxiety, panic, phobias, psychosomatic illnesses. The work environment is a place where a person lives most of his life and therefore is subjected to various positive and negative situations that cause you satisfaction or hassles. In it, as in any other, must maintain an organizational climate mild, good living and motivated by the satisfaction of being in that environment. Concerning the Military Police, it is important to note that this is a profession that requires multiple skills, ranging from warmth to relate to a person, such as controlled aggression to face situations with imminent risk of death.

Keys-words: Stress. Military Police. Pressure. Disorderes.

1. Introdução

O presente estudo propõe-se a fazer uma análise do estresse dos policiais militares da cidade de Manaus. A Polícia Militar é responsável pela manutenção da ordem pública, e


incumbida de oferecer a segurança a sociedade, trabalhando para a coletividade mesmo que isso produza risco de morte aos policiais.

A discussão sobre a relação entre saúde mental e trabalho tem possibilitado a compreensão de muitos processos de sofrimento e adoecimento, bem como estresse, permitindo expandir o olhar aos fenômenos relacionados à saúde mental dos trabalhadores nas mais diversas profissões (BEZERRA, 2013).

Desempenhar a atividade de policial militar é um trabalho desgastante, tanto físico quanto emocionalmente. Mesmo com as condições desfavoráveis de trabalho, como os baixos salários, pressões psicológicas, diminuição da capacidade de decisão e o fraco apoio social atingem a saúde física e mental do homem.

Tratando-se de policiais militares, é importante salientar que é uma profissão que exige múltiplas habilidades, que vão desde a cordialidade para se relacionar com uma pessoa, como a agressividade controlada para enfrentar situações com risco iminente de morte. Inclui ainda, o peso dos preceitos militares com suas leis específicas, as quais desagradam muitos de seus integrantes. A extensa jornada de trabalho, bem como o serviço noturno, contribui para alguns sintomas do estresse.

De acordo com Minayo, Assis e Oliveira (2011), na medida em que os policiais vão envelhecendo, eles vão acumulando efeitos associados ao estresse laboral, tais como inadequação de comportamento (alcoolismo, comportamento agressivo); maior exposição a acidentes; ansiedade; insônia; explosões emocionais e vários tipos de dores crônicas e tudo isso converge para o envelhecimento precoce.

As pressões constantes estressam os policiais e, muitas vezes, os transformam em seres irreconhecíveis diante dos familiares, dos colegas e da sociedade. Quando o limite da capacidade de suportar pressões é ultrapassado, a saúde é afetada e diminui a capacidade produtiva, tornando-se um perigo real que transforma o desempenho profissional e a própria personalidade, pois provoca uma alteração no pensamento e nas percepções sensoriais. Este perigo real é o que os estudiosos denominam estresse.

O desgaste físico e emocional ao quais as pessoas são submetidas nas relações com o ambiente de trabalho é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade, transtorno do pânico, fobias e doenças psicogênicas (GOLEMAN, 1997).

O modo de perceber e reagir aos acontecimentos é que determina a reação final do indivíduo frente a situações de vida. Isto sugere que não é a situação em si que leva ao estresse, mas a reação que se tem frente a ela e o modo de percebê-la. Portanto, é difícil manter o equilíbrio no mundo atual, e o bem-estar do organismo fica de lado diante das aspirações de crescimento individual, que acabam sendo absorvidas pelo trabalho (LIPP, 1996).

Segundo França e Rodrigues (2002), estresse é o estado do organismo que pode produzir deformações na capacidade de resposta atingindo o comportamento mental e afetivo, o estado físico e o relacionamento com as pessoas, após determinado esforço de adaptação. As mudanças sempre são estressantes e geram ansiedade, pelo fato de que nos obriga a lidar com o que não nos é familiar. Aprender a perceber e gerenciar qualquer tipo de alteração ajuda a equilibrar as tensões e atenuar o estresse.

O dicionário Caldas Aulete (2004, p. 346), coloca a palavra em termos humanos logo de saída, definindo o estresse como “esgotamento físico, trauma, doença, tensão”.

Robbins (2005) concorda que o estresse é uma condição dinâmica do indivíduo, onde ele é confrontado com uma demanda, limitação ou oportunidade em relação a algo desejado e cujo resultado é percebido como importante e incerto. Sendo assim, o estresse pode ser entendido de forma positiva ou negativa, a depender da percepção da pessoa e o nível de estresse que ela atinge.

O estresse é um perigo real para o ser humano e, especialmente, para o policial, afetando sua saúde, sua vida familiar e sua atividade laboral, provocando sofrimento, absenteísmo, doenças e diminuição da produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com