TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

Por:   •  19/3/2017  •  Dissertação  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Denomina-se processo de socialização todo aquele que influência direto ou indiretamente na interação do indivíduo com a sociedade. Os processos de interação que possuem maior relevância na formação de uma pessoa são aqueles que acontecem no período da infância. São eles dois principais: família e escola.

A família irá ensinar ao indivíduo seus primeiros valores, construindo a personalidade inicial, sendo a primeira sociedade que o mesmo faz parte. Ensinamentos como hábitos e regras, sempre apresentarão traços durante toda a vida do indivíduo, podendo ou não ser alterados. Um exemplo pessoal, nasci de uma família onde os valores da educação são incentivados pois são considerados como o único meio para se ter uma vida de qualidade. Desde criança fui influenciado a valorizar e me esforçar ao máximo em meus estudos. Hoje, estou cursando minha primeira graduação e não pretendo parar somente com esta, pois sei que este é o meio para se ter uma vida digna e de qualidade.

O segundo processo de interação é a escola, esta exerce um caráter transformador no indivíduo, pois o mesmo entrará em contato com outros que tiveram ensinamentos diferenciados dos seus, podendo assim assimilar alguns costumes de outrem. Além de aprender a conviver com opiniões diversas, questionando e acrescendo conhecimentos.

Em meu período escolar, na fase inicial, encontrei diversas crianças com ensinamentos diferenciados dos meus. Estes me fizeram levantar uma série de questionamentos aos meus responsáveis, que me explicaram diversas situações que ocorriam com outras pessoas, mais o principal valor agregado por mim foi o respeito a opinião e ao individualismo do outro.

¬São nas etapas iniciais de socialização que a criança cria sua identidade, aprende a usar a linguagem além de seus papéis sociais, valores estes que serão agregados em todas as etapas de sua vida. Compreendemos então que a socialização é um processo constante, pois constantemente somos inseridos em um novo meio social, agregando uma série de valores para que possamos atuar no novo meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com