TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Kiichiro Toyoda

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Kiichiro Toyoda.

[pic 1]

       Sakichi Toyoda  (pai)                   Kiichiro Toyoda (filho)        

Sakichi Toyoda, nasceu no ano de 1867, bem no início do processo de modernização do Japão. Viveu e cresceu em um povoado de camponeses, onde para sobreviver, as mulheres trabalhavam com teares, ele passou uma boa parte de sua infância e juventude observando sua mãe trabalhando no tear. Logo, em 1891 Sakichi fez o seu primeiro tear mecânico, e logo em 1896, fez o primeiro tear automático com a autonomia de parar caso ocorresse alguma falha durante o processo de tecelagem e continuou aperfeiçoando-os mais. Tecnologia feita por ele que fez a produção de tecidos dar um grande salto. Pouco tempo depois, se mudou para Tóquio, patentear seu novo negócio de teares, lá foi onde casou e teve um filho, Kiichiro, nesse tempo se dedicava para modernizar os teares.

Anos mais tarde, Kiichiro começou a trabalhar nos negócios da família - na empresa de fabricação de teares de seu pai - e se tornou braço direito de seu pai na administração da fábrica de teares e como seu pai, era um inventor inspirado e persistente. A fábrica de teares progredia cada vez mais a medida em que Kiichiro criava novas tecnologias E foi ele mesmo, que em uma viagem aos EUA percebeu a importância do automóvel e se surpreendeu pela complexidade de um novo produto, o automóvel. Foi quando decidiu construir carros. Kiichiro passou a visitar para conhecer mais como era dentro das principais fábricas dos EUA, e uma dessas visitas foi na Ford, onde conheceu cada uma das etapas, buscando entender sobre o conceito da linha de montagem, logo, concluiu que o melhor era aprender com as técnicas americanas de produção em massa.

Mas ele tinha a convicção de que não poderia introduzir o modelo de produção que viu na Ford em seu país, o Japão naquele momento não tinha os mesmos recursos que nos Estados Unidos, escassez de recursos materias, até mesmo devido a diferenças geográficas, culturais e principalmente econômicas, copiar o modelo da Ford não era possível. Também, percebeu alguns problemas naquele tipo de produção: o desperdício de recursos.

Kiichiro precisou utilizar sua criatividade para criar suas próprias técnicas para desenvolver um método de produção que se adaptasse as condições de seu país naquele momento. Logo, pensou em um sistema que aumentasse a produtividade e eficiência, mas, visando a redução de desperdícios, produzindo apenas o necessário quando necessário e a fabricação com qualidade, visando uma produção com zero defeitos. E assim, dentro da fábrica de teares de seu pai, Kiichiro começou a produzir o seu primeiro carro com a renda conseguida na venda da patente do tear automático de seu pai.  Em 1935 foi lançado o primeiro protótipo da empresa, no mesmo ano, ele lança o seu primeiro automóvel usando a nova marca, e bem como a venda da patente acima referida em 1937 nasce a Toyota Motor Corporation.

O sistema Toyota de produção se tornou uma das maiores influências da administração industrial, revolucionando fábricas e negócios em diversas partes do mundo. Ele possibilita que as equipes de trabalho otimizem qualidade e produtividade através da melhoria continua e da eliminação de desperdícios, buscando a qualidade superior com custo mais baixo e uma redução no tempo de entrega, eliminando assim atividades desnecessárias e tempo perdido.

“Antes que diga que não consegue fazer alguma coisa, experimente.”  - Sakichi Toyoda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (147.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com