TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL DO PIM

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  13.633 Palavras (55 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 55

RESUMO

O presente estudo aponta como objetivo principal a compreensão da importância da carta de controle na gestão da qualidade, buscando apresentar a aplicação deste instrumento nos métodos de controle nos processos. Através de pesquisa, serão descritos os tipos de cartas e gráficos de controle, bem como a importância da carta de controle para a gestão de qualidade, sempre com foco em duas questões de maior importância: o custo e a qualidade. Este estudo trata-se de uma Revisão Bibliográfica elaborada através de uma pesquisa descritiva utilizando-se publicações em livros e Google Scholar, com o uso das palavras-chaves: controle de processo, carta de controle, controle estatístico e processo. Serão apresentados conceitos importantes para que se possa refletir de que forma podemos aplicar e alcançar o principal objetivo do Controle Estatístico de Processo, que é possibilitar o controle do processo em tempo real, feito pelo próprio operador, aumentando seu comprometimento com a qualidade do que se está produzindo.

Palavras-chave: Controle Estatístico de Processo; Carta de Controle; Gráfico de Controle; Qualidade.


ABSTRACT

This study aims to understand the importance of the control letter in quality management, seeking to present the application of this instrument in this quality management. Through research the types of charts and control charts are described, as well as it is possible to understand the importance of the control chart for quality management, always focusing on two issues of greatest importance: cost and quality. This is a Bibliographical Review and for its elaboration a descriptive search was carried out using publications in books and Google Scholar, with the use of key words, process control, control chart, statistical control and process, in searches for references. Important concepts are presented in order to reflect on how the main objective of the Statistical Process Control will be achieved, which is to enable the control in real time, made by the operator himself, and thus increase his commitment to the quality of what is being produced.

Key-words:  Statistical Process Control; Control Chart; Quality.

 

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CEP        Controle Estatístico de Processo

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O CONCEITO DA CARTA DE CONTROLE NA GESTÃO DA QUALIDADE E SUA APLICAÇÃO        

3.        a importância da carta de controle na gestão da qualidade

4. OS TIPOS DE CARTAS E GRÁFICOS DE CONTROLE        

REFERÊNCIAS        

  1. iNTRODUÇÃO

Em uma sociedade onde os consumidores estão cada vez mais preocupados e exigentes com a qualidade nos produtos e nos serviços, há uma crescente preocupação das empresas não só em manter, mas em incrementar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e produtividade. Produzir com mais qualidade e menor custo são palavras de ordem para enfrentar uma concorrência acirrada e cada vez mais crescente.

As cartas de controle, um dos métodos de implementação do CEP (ControleEstatístico de Processo) possibilita monitorar as características de interesse, assegurando sua manutenção dentro de limites preestabelecidos, indicando quando é necessário adotar ações de correção e melhoria. As cartas de controle permitem, ainda, a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade do produto, num esforço de melhorar a qualidade intrínseca, a produtividade, a confiabilidade e o custo do que se está produzindo.Assim, o principal objetivo do CEP é possibilitar o controle em tempo real, feito pelo próprio operador, aumentando seu comprometimento com a qualidade dos produtos e garantindo que o processo seja controlado de forma a manter o desempenho da produção, em respeito às exigências às normas e aos consumidores.

A pesquisa justificou-se pela importância para a sociedade e comunidade acadêmica, abordando temas que proporcionam conhecimentos para os acadêmicos, como o exemplo do CEP que possibilita prever os resultados e gerenciá-los através do uso estatístico para medir e avaliar um processo, evitando que causas especiais ocorram, deixando que o processo siga uma distribuição estável ao longo do tempo. Caso este apresente uma situação de descontrole, ações corretivas devem ser executadas para reestabelecer a estabilidade do processo, prezando pela satisfação de determinados padrões focado no cliente final.

Analisando a importância da carta de controle para se obter melhor qualidade, realizou-se a pesquisa com o intuito de responder a seguinte questão: Como a carta de controle pode impactar nos processos de gestão de qualidade nas organizações?

Sendo assim, o principal objetivo deste estudo buscou compreender a importância da carta de controle na gestão de qualidade, possuindo como objetivos específicos: conceituar cartas de controle na gestão da qualidade; descrever os tipos de cartas e gráficos de controle; compreender a importância da carta de controle para a gestão de qualidade.

Tratou-se de uma Revisão de Literatura Qualitativa e Descritiva, na qual foi realizada uma consulta em livros, dissertações, artigos. Os principais autores consultados foram James Harrington, J. M. Juran, entre outros. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos trinta anos e em maior parte encontrados na biblioteca da Universidade Unopar e Google Scholar. As palavras chaves que foram utilizadas nas buscas por referência foram, controle de processo, carta de controle, controle estatístico e processo.

  1. O CoNCEITO dE PROCESSO E SUAS VARIAÇÕES

Antes de falar a respeito do controle de processo, é importante que se defina o que é um processo.Para melhor compreender essa definição, diversos autores foram estudados:

Segundo Davis (2001 p. 61) “um processo é definido como qualquer passo ou conjunto de passos que estão envolvidos na conversão ou na transformação de insumos em resultados”. Já para Harrington (1993, p. 10), “processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”. Ainda, segundo Juran (1995, p.197)“processo é uma série sistemática de ações, direcionadas para a consecução de uma meta”. O autor, ao conceituar desta forma processo, aplicava-o em todas as relações fabris ou não, incluindo a mão-de-obra e as instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.8 Kb)   pdf (323 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com