TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mecanicismo

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSAL

MECANICISMO

EMILY VITÓRIO

Abril/2018

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

UCSAL

MECANICISMO

EMILY VITÓRIO

[pic 2]

Abril/2018

Sumário

  1.     Introdução........................................................................................... 4
  2.    Processo de administrar...................................................................... 4    
  1. Henri Fayol................................................................................... 4
  2. Frederick Taylor...........................................................................  4
  1.     Considerações finais........................................................................... 5
  2.     Referências bibliográficas................................................................... 6

  1. Introdução

 A palavra Mecanicismo é uma doutrina filosófica que entende a natureza a partir de sua submissão aos processos mecânicos; corrente ideológica que analisa a natureza como uma máquina. Logo, podemos entender como o conceito de mecanicismo se encaixa precisamente no período pós Revolução Industrial, com princípios referentes à administração e suas teorias.

  1. Processo de administrar

O processo de administrar requer analisar conceitos e teorias não apenas as modernas, bem como: Clássica e a Administração Científica. Tais análises permitem melhor compreender os processos de produção que conduz o modelo adotado na gestão atual e como as evoluções foram adaptadas de acordo com suas necessidades.  

  1. Henri Fayol

O teórico Henri Fayol define que as funções administrativas devem ocorrer em todos os setores de acordo com os níveis hierárquicos, determinando as atividades correspondente à capacidade técnica que o colaborador apresenta para ocupação de determinado cargo.

Para Fayol, traçar um planejamento estratégico permite visualizar situações futuras e desenvolva um plano de ação para alcançar os objetivos pretendidos pela organização, assim como organizar, saber orientar, lidar com os conflitos internos e externos que refletem no desempenho do colaborador, sem descumprir normas e regras estabelecidas prioritariamente pela organização.

Princípios como: Divisão de trabalho, autoridade dos gestores para com os colaboradores no intuito impor ordens na expectativa de realização das atividades, requerendo disciplina, ordem e espírito de equipe, são teorias criadas por Fayol, que encontram-se aplicados até hoje nos modelos de negócios.

  1. Frederick Taylor

O teórico Frederick Taylor utilizou sua vivência no trabalho operário, para fundamentar sua teoria, que logo mais possibilitou medir com rigor os tempos necessários, baseados em dados científicos, a realização vital dos movimentos dos trabalhadores para agir nos processos produtivos.

Desde seu estágio inicial operacional, Taylor já mensurava tudo que houvesse relação à produção. A partir desse princípio, surge a conhecida “Teoria dos tempos e movimentos”, onde tudo era medido e repetido para que então fosse encontrada o melhor instrumento para produzir algo, otimizando tempo, recursos e mão de obra.

O conceito de Taylor consiste em dois períodos que ocorrem de acordo com as etapas de publicação dos seus livros. O primeiro período é baseado no livro Shop Management (Administração de Oficinas), publicado em 1903 que trata da racionalização do trabalho dos empregados das fábricas e o segundo período, baseado no livro “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) publicado em 1911, que define os princípios administrativos relacionados às situações recorrentes na empresa, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com