TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  23/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO PIM I

VINHEDO/2022

Nº.

NOME

RA

01

MARIA JAQUELINE DO CARMO SILVA

2204935

Estudo de Caso da empresa Coca-Cola Company. Nesta pesquisa iremos observar os aspectos administrativos, tecnológicos, comunicacionais e seus impactos na companhia, desde a criação da empresa até os tempos atuais.

INTRODUÇÃO

Este Estudo de Caso baseia-se na empresa Coca-Cola, fundada em 1886 por John Pemberton nos Estados Unidos da América. A Coca-cola Company está presente em mais de 200 países por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas. A empresa fundou-se após a primeira época da revolução industrial (1780 – 1860) que foi a revolução do carvão como fonte de energia e o ferro como matéria-prima e durante a segunda época (1860 – 1914) que foi a revolução da eletricidade e derivados do petróleo. Chiavenato (1989) dividiu a Revolução Industrial em quatro fases: A primeira fase em que as maquinas substituem o trabalho braçal; segunda fase, a invenção da máquina a vapor; terceira fase sistema fabril, onde o artesão some para dar lugar ao operário nas fábricas e usinas; e a quarta fase, o aceleramento dos transportes e das comunicações. Todas essas fases contribuíram para que empresas como a Coca-Cola pudessem dar um salto de crescimento acelerado, visto que se aumentou o ritmo da produção e o produto chegou mais rápido para os consumidores. A Coca-Cola está constantemente buscando o melhoramento, por isso, se utiliza de algumas teorias de administração, que são: Administração Científica; Teoria Clássica, Fordismo, Teoria das Relações Humanas, Sistema de Incentivo e Mão invisível. A comunicação também é um diferencial da empresa, visto que a preocupação não é apenas a comunicação externa, informando aos clientes sobre promoções, relações ecológicas, marketing, entre outros, a Coca-Cola mantem uma comunicação diária com seus funcionários (comunicação interna) atualizado semanalmente, deixa os colaboradores por dentro de tudo o que está acontecendo, com a possibilidade de deixarem as suas impressões on-line. Como forma de gerenciar corretamente todos os setores da empresa usa-se o ADVISOR que pode ser classificado como um sistema integrado ERP.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é o gerenciamento de uma organização levando em conta a tomada de decisões, trabalhando com e através de pessoas para atingir seus objetivos. Enganam-se os gestores que acreditam que a administração é única e imutável, ela por sua vez, sofreu com diversos fatores que levaram profissionais a estudarem quais tipos de administração melhor interage com cada empresa. Empresas de nível mundial, como a Coca-Cola, precisam estar atentas como cada tipo de administração será útil em determinado local/país. Por este motivo, a Coca-Cola utilizou cerca de seis teorias da administração, sendo elas, administração científica (Fredrick Winslow Taylor) conhecida como Taylorismo, Teoria Clássica ( Jules Henry Fayol), Fordismo ( Henri Ford), Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo), Sistemas de incentivo (Henry L. Gantt) e Mão Invisível (Adam Smith).

  1. A) TAYLORISMO:

O Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, na qual se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos. Através de uma padronização continua, pelo estabelecimento de um sistema de supervisão e controle, o homem acabou por se transformar em uma peça da máquina. Taylor baseou seu sistema no estudo de tempos e movimentos de operários siderúrgicos, criou também o sistema de tarifas diferenciadas, onde o empresário remunerava seus funcionários por desempenho, a teoria de tempos e movimentos de Taylor aumentava a produtividade absurdamente, tornando o processo mais eficiente e rápido. Um exemplo dessa teoria na Coca-Cola foi em 1928, na cidade de São Paulo, com a inauguração do edifício Alexandre Mackenzie onde o layout do edifício seguia o Taylorismo, organização rígida pautada no modelo fabril. A planta do edifício era um espaço aberto com a hierarquia refletida na disposição das estações, no tipo de mobiliário e nas salas fechadas onde ficavam os gerentes, este edifício funciona desde de julho de 2003. Porém, existem alguns aspectos negativos no modo de Taylorismo, onde os trabalhadores desempenham movimentos repetitivos, alta pressão da empresa no funcionário, ambiente de estresse, fala repetida e constante e a organização rígida e pautada.

  1. B) TEORIA CLÁSSICA:

A Teoria Clássica de Fayol defende que a pratica administrativa é sistemática e por isso pode ser analisada e identificada. Sua preocupação é aumentar a eficiência da empresa através da organização e da aplicação de princípios gerais. Dividiu as operações como: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa, dentro dessas operações, Fayol relacionou quatorze princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar ao de Taylor: Divisão do trabalho, especialização dos trabalhos desde o topo da hierarquia até os operários; Autoridade e Responsabilidade, autoridade é o direto que quem está mais acima da hierarquia a ditarem as ordens e a responsabilidade de quem deve obedece-las; Unidade de Comando, um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe; Unidade de Direção, o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos; Disciplina, o estabelecimento de regras; Prevalência dos Interesses Gerais, os interesses gerias da empresa devem prevalecer os interesses individuais; Remuneração, deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização; Centralização: as atividades da empresa e a autoridade deve ser centralizada; Hierarquia, deve-se respeitar uma autoridade fixa; Ordem, preservar a ordem na organização é deixar cada coisa em seu devido lugar; Equidade, a justiça deve prevalecer entre os funcionários com a empresa e a empresa para com os funcionários; Estabilidade dos Funcionários, uma rotatividade alta gera mal desempenho nas operações das funções; Iniciativa, estabelecimento de um plano e o cumprimento dele; Espirito de Equipe, todos devem trabalhar juntos mesmo em áreas separadas para cumprirem o mesmo objetivo que é o crescimento da empresa. Um exemplo dessa teoria aplicado na Coca-Cola é que funcionários que trabalham na sede dificilmente terão habilidade técnica como as dos operários da fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com