TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Gestão de "Gente Feliz"

Artigo: O Programa Gestão de "Gente Feliz". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

O time dos sonhos" - estas são as palavras que o empresário e atual presidente do Conselho de Administração Abílio Diniz, costuma usar quando se refere aos cerca de 60 mil funcionários do Grupo Pão de Açúcar. Mas isso não é apenas uma força de expressão ou mesmo uma alusão à famosa equipe de basquete americana. Muito pelo contrário. Na luta para reter seus talentos humanos, a companhia vem apostando em vários segmentos como qualidade de vida, comunicação interna, remuneração, treinamentos e liderança.

E foi por causa dessa cultura corporativa que em junho de 2002 o Pão de Açúcar criou um programa voltado para dar treinamento aos gerentes e, conseqüentemente, melhorar a relação líder-liderado.

Com base em três pilares - ferramentas de gestão; ações continuadas de comunicação e capacitação, a empresa instituiu o Programa Gestão de Gente Feliz. E o resultado desta ação foi uma equipe mais coesa e produtiva. "Com esta iniciativa, nós pretendemos reforçar o papel da liderança que é o de manter o bem-estar das equipes e fazer com que nosso time se torne forte, valorizado, desafiado e preparado", comenta Marília Parada, gerente de desenvolvimento de Recursos Humanos do Pão de Açúcar.

Segundo ela, o público-alvo deste programa compreende todos os gestores da organização. No entanto, os benefícios atingem os demais colaboradores. Até o momento, 16% do quadro funcional já participaram de, pelo menos, uma iniciativa do Gerente Gente Feliz. Atualmente, o Pão de Açúcar possui três mil gestores. Com um investimento, até o momento, de 200 mil reais, o programa realiza a monitoração dos indicadores de Gestão de Gente que são definidos pela companhia, a exemplo do turnover, hora-extra, venda homem x hora e acidente de trabalho. Essa apuração é feita através do banco de dados do RH Corporativo e disponibilizada aos gerentes através da elaboração de relatórios semestrais chamados de Balanço Quantitativo.

Além disso, o Pão de Açúcar também mantém a avaliação anual dos seus gerentes. "Esta avaliação é realizada pelas equipes, com base nos cinco princípios do Gerente Gente Feliz. São observadas a justiça e a transparência praticada pelo líder; avaliamos se a liderança cobra, valoriza e sabe reconhecer resultados e como estão ocorrendo os processos de ensino. Também nos preocupamos em avaliar se a comunicação e a cooperação estão sendo promovidas de forma correta e satisfatória e, por fim, como a qualidade de vida está sendo propiciada dentro da empresa", explica Parada.

Através da soma dos resultados do Balanço Quantitativo e do questionário Gerente de Gente Feliz, é extraída uma média que serve de base para a formação de um ranking dos melhores gerentes por Diretoria Executiva. "Neste momento, os gerentes trocam flâmulas da cor branca, pela azul. Essas avaliações são semestrais que, por conseguinte, dão novas flâmulas ou até mesmo o retorno para a cor anterior, dependendo do resultado alcançado pelos gerentes", comenta a gerente de RH.

O Programa Gerente de Gente Feliz também desenvolve ações continuadas, no que se refere à comunicação. Para isso, são publicadas informações através de jornais e revistas internas. "Quanto à capacitação dos gestores, contamos com dois programas focados para os gestores que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com