TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Atividade Programa Primeira Infância No SUAS (Criança Feliz)

Por:   •  16/1/2019  •  Ensaio  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  8.181 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Atividade Programa Primeira Infância No  SUAS ( Criança Feliz)

Macajuba-Ba 2018

O Programa Criança Feliz surge em Macajuba como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, a equipe da Criança Feliz está fazendo visitas e repassando orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

O município de Macajuba tem como meta atender 100 (cem) famílias, onde fechou o ano de 2018 com 84 (oitenta e quatro) crianças com faixa etária de 0 a 3 (zero a três) anos, 06 (seis) gestantes, e 0 (zero ) crianças beneficiarias do BPC (Beneficio de Prestação Continuada).

As visitas por enquanto atende só usuários da sede do município e no distrito de Nova Cruz. A equipe do programa é formada por um técnico de nível superior como supervisor e três técnicos de nível médio como visitadores que segue abaixo relacionados.

Miléssio Gomes da Silva, Técnico de nível médio (supervisor).

Adriane Silva da purificação, técnica de nível médio (visitadora).

Erica Lima Nascimento, técnica de nível médio (visitadora)

Lhaiana Neres dos Santos, técnica de nível médio (visitadora)

O programa seleciona as crianças através de uma busca ativa realizada pela equipe, no inicio do ano de 2018 fizemos um encontro com os cuidadores e cuidadoras selecionados, pra lançar o programa nesse encontro esteve presente a atual equipe do programa acima já citada, a secretaria de assistência do município a senhora Ana Alice Suzart, a Coordenadora do CRAS Bruna Claudia Rocha e a Assistente Social Mariane Ribeiro Prata. Apesar de algumas rejeições devida a quantidade de visitas nas residências o programa foi bem aceito. No distrito de Nova Cruz tivemos também o encontro de lançamento do programa onde apenas se fez presente à equipe do programa e o orientador social Edmário Jesus da Silva.  

No mês de agosto do mesmo ano fizemos uma segunda reunião com os cuidadores e cuidadoras pra discutimos os caminhos do programa os benefícios  os contras e os pros.  Foi uma reunião mais simples apenas os usuários e a equipe do programa, nossas reuniões são feitas no CRAS.

Nos dias 10 e 11 de abril a equipe da Secretária Municipal de Assistência social, Secretária Ana Alice Suzart, Coordenadora do Cras Bruna Claudia e o Supervisor do programa primeira infância no SUAS,  Milessio  Gomes da Silva , participaram do Diálogos do primeira infância no SUAS na cidade de Salvador.

 O programa também recebeu uma doação de livros do BANCO ITAU, foram doados dois exemplares para cada usuário do programa, e também foram doados especificamente através do programa para o CRAS 100 exemplares de livros diversos.

No que diz respeito às visitas, são feitas 4 ( quatro) visitas semanais pra atender as crianças de 0 a 3 anos e uma visita e 1 ( uma) visita mensal para atender as gestantes.

Mas as visitas não se prendam apenas aos aspectos diagnósticos e intervenções positivas, que melhoram as relações interpessoais dos núcleos familiares e o acesso das politicas publicas  Especialmente para famílias que se apresenta com sinais de desestrutura, o programa realiza também atividades lúdicas com criança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (848.3 Kb)   docx (901.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com