TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais na Construção Civil

Por:   •  27/2/2021  •  Monografia  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual o título do TCC?

O programa de prevenção dos riscos ambientais na construção civil

  1. Qual a relevância do assunto?

O trabalho busca entender os objetivos do programa de prevenção dos riscos ambientais, suas principais particularidades e pontos a serem considerados quando for elaborar. O PPRA visa classificar os agentes existentes em um ambiente de trabalho e como fazer para eliminá-los ou reduzi-los. Elaborar um PPRA em um ambiente de construção civil é justificável, pois este é um dos ambientes em que mais apresentam riscos que podem ocasionar em acidentes de trabalho. O PPRA atua prevenindo riscos, o que indiretamente contribui para o objetivo principal da segurança do trabalho que é o de resguardar a vida e a saúde do trabalhador.

  1. Qual o objetivo do TCC?

O principal objetivo do TCC foi identificar as principais especificidades na elaboração de um PPRA e como o mesmo pode auxiliar na precaução de acidentes na construção civil.

  1. Atendeu as suas expectativas? Justifique.

As expectativas quanto ao trabalho foram as de analisar a NR 9, seus benefícios, objetivos, como a mesma é aplicada na construção civil e comparar 3 PPRAs, verificando assim se os mesmos estão em conformidade com a NR 9. As expectativas quanto ao trabalho foram atendidas, pois o que se queria com o trabalho foi alcançado.

 

  1. Qual a conclusão? Atingiu os objetivos? Justifique.

Chegou-se à conclusão que a elaboração de um PPRA pode ajudar na prevenção de riscos ambientais na construção civil. Comparou-se 3 PPRAs já prontos e assim verificou-se quais pontos são considerados na elaboração de cada um e se estão conforme as recomendações da norma regulamentadora número 9. Verificou-se que na NR 9, há a existência de 3 riscos ambientais que podem estar em um ambiente de trabalho, que são: os riscos físicos, químicos e biológicos, onde estes também se encontram no ambiente precário que é a construção civil, Todos estes riscos ambientais citados anteriormente devem estar listados em um PPRA, bem como os métodos de solução para os mesmos. Permite-se concluir que a elaboração de um PPRA para um ambiente de construção civil é imprescindível para promover a descrição dos riscos ambientais presentes e propor assim mudanças na forma de executar um trabalho pensando em deixar o local mais seguro quanto à prevenção dos riscos citados.

  1. Qual a aplicação do tema da monografia na sua profissão?

A segurança do trabalho visa prevenir acidentes em qualquer ambiente em que haja trabalhadores. Portanto, elaborar um PPRA como forma de prevenir os riscos ambientais de um ambiente de trabalho faz parte das atribuições do profissional de engenharia de segurança do trabalho, pois a elaboração do mesmo busca promover a descrição dos riscos ambientais presentes e propor assim mudanças na forma de executar um trabalho pensando em deixar o local mais seguro quanto à prevenção dos riscos ambientais.

  1. Cite alguns autores pesquisados para elaborar o trabalho.

A principal referencia bibliográfica deste trabalho de conclusão de curso foi a norma regulamentadora do ministério do trabalho de nº 9: o programa de prevenção de riscos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com