TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É LÍNGUA PADRÃO

Por:   •  18/8/2016  •  Bibliografia  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

 

O QUE É LÍNGUA PADRÃO

 

Língua padrão é um conjunto de regras dotada de uma gramática, que difere em maior ou menor grau, de um conjunto de regras ideal. Ela é o conjunto de formas consideradas como o modo correto, socialmente aceitável, de falar ou escrever. Em todas as sociedades, ela admite variações:

  • Variação Geográfica: de região para região, o padrão aceita diferenças de pronuncia (compare as pronuncias de um nordestino, um carioca e um gaúcho, por exemplo) de vocabulário (tangerina x mimosa x bergamota) e de sintaxe (Ele não me viu [Brasil] x Ele me não viu [Portugal]).
  •  Níveis de formalidade: mesmo usuário da língua empregará formas linguísticas diferentes, aceitáveis socialmente, em situações diferentes – numa festa e numa cerimônia formal, por exemplo.
  • Diferenças estilísticas: podemos dizer que cada usuário da língua tem um estilo próprio. Isso é bastante visível na escrita, e pode ser reconhecido pelo uso de certas formas, em detrimento de outras, embora todas se enquadrem no padrão aceito.
  • Língua oral e língua escrita: Evidentemente, ninguém fala como escreve, embora um certo senso comum pense que tanto mais “correta a fala será, quanto mais se aproxime das formas escritas. O padrão oral é muito mais flexível e flutuante que o padrão escrito. 

Em geral, dominamos muito bem essa variedade de linguagens e formas linguísticas nas situações cotidianas, mas nos tornamos, muitas vezes, inseguros nas situações em que a chamada língua padrão é exigida: nas provas escolares, nos discursos oficiais, nos textos escritos, nas falas em público etc. 

Dominar a norma culta da língua portuguesa está se tornando cada vez mais importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas. No passado, quando diretores, superintendentes e gerentes podiam contar com uma secretária, a falta de domínio da língua portuguesa não era tão notada, afinal, quem precisava escrever corretamente era ela. Hoje isso mudou. Com as empresas cada vez mais "enxutas", muitas vezes os executivos ou não possuem ou precisam dividir a mesma assistente. Assim, obrigatoriamente tiveram que começar a escrever relatórios, preparar documentos e enviar e-mails.

Exercício – Julgue os itens a seguir em “V” para verdadeiro e “F” para falso:

(F) Língua padrão é um conjunto de regras dotada de um dicionário.

(F) As variações da língua padrão podem ser classificadas em: variação geográfica, níveis de formalidade, diferenças estilísticas e linguagem de sinais.

(V) A língua padrão é mais encontrada em: provas escolares, nos discursos oficiais, nos textos escritos e nas falas em público.

(F) O padrão escrito é muito mais flexível e flutuante que o padrão oral.

(F) De região para região, o padrão não aceita diferenças de pronuncia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com