TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO TEMÁTICO IV

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SEMINÁRIO TEMÁTICO IV

ATIVIDADE 1

KLEY LANNE MIRANDA MEIRELES

LEILA MARIA BANDEIRA SOUSA

TAIOBEIRAS-2019

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O PAPEL DO ADMINISTRADOR PÚBLICO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS

O bacharel em Administração Pública é o administrador especializado no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, ele elabora, coordena e avalia políticas que têm como objetivo atender a demandas coletivas como a educação, cultura, segurança e saúde, a nível federal, estadual ou municipal seguindo aos princípios da legalidade, moralidade e ética. No Brasil um profissional formado em Administração de Empresas pode atuar em um órgão público como administrador, de acordo com a Lei n. 11.091/2005 que estabelece como único requisito para exercer o cargo de administrador a formação superior em curso de graduação em Administração, seja ela pública ou de empresas.

Na sociedade atual o papel do Administrador Público na gestão de instituições públicas contemporâneas se concentra na qualidade da prestação de serviços, sendo que os objetivos estão relacionados aos interesses sociais. Desse modo, o mesmo, deve apresentar um perfil que se volte ao social e à cidadania, abrangendo conhecimentos acerca do direito administrativo.

É de suma importância que o Administrador Público se forme e trabalhe conforme estudos e reflexões interdisciplinares, com objetivo de abrir seus horizontes para a visão da parte e do todo e para a percepção das relações entre os fenômenos ocorrentes na Sociedade atual. Sendo assim, a formação e a atuação interdisciplinar deste profissional, tem em vista a unidade do saber, no sentido de que o conhecimento reúne e integra no mesmo processo os saberes de vários campos diferentes, passando a ver, o objeto pesquisado e trabalhado, sob um ângulo mais abrangente e global. 

O atual cenário mundial encontra-se marcado por rápidas mudanças sociais, políticas, econômicas e cabe ao gestor público buscar inovações na tentativa de atender a demanda da sociedade. A população encontra-se mais conectada e tem cobrado mais do poder público um atendimento de qualidade o que expressa a necessidade constante de transformação e modernização.

O Estado foi criado para atender necessidades da sociedade de modo a promover os interesses públicos com primazia e qualificação da equipe que, por sua vez, terá às mãos equipamentos adequados para utilizar e desenvolver as tarefas públicas com agilidade e competência. A projeção da qualidade em serviços remete em entender o usuário e entender o próprio serviço. Salientando que, mesmo que o serviço seja tecnicamente perfeito e muito bem prestado, não havendo um tratamento adequado e satisfatório por parte do servidor logo a qualidade percebida pelo usuário não será avaliada de maneira satisfatória.

A modernização do Estado para o atendimento às demandas da gestão pública se dá como um processo de constituição de cidadania e otimização dos recursos públicos, através de conceitos como: flexibilidade das instituições e relação entre Estado e seus funcionários e inovação permanente nas tomadas de decisões e produção dos serviços públicos. É preciso que o Estado se modernize para reavivar o serviço público, neste momento em que a sociedade atual atravessa os desafios da equidade e da competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com