TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Temático III

Por:   •  3/4/2018  •  Exam  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de são João Del- Rei/ Polo São João da Ponte- MG

Administração Pública/ 4º Período

Seminário Temático III

Tutor: (a): Mariana Borges Campos Dos Santos

Aluno (a): Marina Pereira Costa

Tarefa 01

Perguntas e respostas

Questão 1 (1pt)

O princípio do SUS que garante que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde é o da(o)

 

a) ( ) equidade.

b) ( ) controle social.

c) (X) universalidade.

d) ( ) integridade.

e) ( ) igualdade.

 

Questão 2 (2 pts.)

Gestante, no 6º mês de gravidez, desempregada, é atendida na Unidade Básica de Saúde com história de mal súbito. Detectada a necessidade de avaliação cardiológica saiu da Unidade com consulta agendada com o especialista. Esta situação expressa a organização do sistema local de saúde segundo os princípios da integralidade e territorialização.

A afirmativa acima está correta ou errada, discorra sucintamente sobre a mesma.

 R:

Correta, pois o Princípio de Integralidade do SUS, procura dar uma atenção integral, e no diagnóstico dá pra perceber pois foi feito de forma integral, até chegar na avaliação cardiológica e também reforça a territorialização da saúde como base para organização dos sistemas, onde será de forma crescente o serviço prestado de acordo com a complexidade do caso.

Questão 3 (2pts)

O paciente A encontra-se com fortes dores no peito sendo um quadro muito sugestivo de infarto agudo do miocárdio, e o mesmo é prontamente atendido no hospital onde o paciente B estava aguardando há 2 horas para ser atendido devido a uma luxação no ombro. Esta situação expressa a organização do sistema local de saúde segundo os princípios da integralidade e universalidade.

A afirmativa acima está correta ou errada, discorra sucintamente sobre o princípio em questão.

R:

Correta, pois o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado. Portanto, a atenção primária é entendida como o primeiro nível da atenção à saúde no SUS (contato preferencial dos usuários), que se orienta por todos os princípios do sistema, inclusive a integralidade.

 

Questão 4 (1pt)

Sobre os princípios e diretrizes do SUS assinale a afirmativa incorreta.

a) ( ) A Universalidade: É a garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão (“A saúde é direito de todos e dever do Estado” – Art. 196 da Constituição Federal de 1988).

b) ( ) O princípio da integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, como forma de assegurar uma atuação Inter setorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

c) ( ) A rede de serviços, organizada de forma hierarquizada e regionalizada, permite um conhecimento maior da situação de saúde da população da área delimitada, favorecendo ações de atenção ambulatorial e hospitalar em todos os níveis de complexidade

d) (X) A Descentralização: É entendida como centralização do poder e responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, maior a possibilidade do acerto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com