TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de tecnologia de gestão

Trabalho acadêmico: O conceito de tecnologia de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.929 Palavras (20 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. O CONCEITO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO 3

2.1 Principais Tecnologias de Gestão 3

2.2 Reengenharia 3

2.3 Empowerment 3

2.4 Gestão Organização Horizontal 4

2.5 Aprendizagem Organizacional 4

2.6 Quais tecnologias de gestão o grupo indicaria à INOXEL? 4

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBINTE 5

3.1 Como a empresa gerencia estas variáveis 5

3.2 Sugestão contra impactos ambientais 5

3.3 Preocupações Ambientais da INOXEL. 5

4. O CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL 6

4.1 O Direito Empresarial 6

4.2 Tipo de sociedade da INOXEL 6

5. TERCEIRIZAÇÃO 7

5.1 Cuidados jurídicos em casos de terceirização 7

6. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. 8

6.1Missão 9

6.2 Visão 9

6.3 Valores 9

6.4 Tipo de estrutura organizacional 9

7. CONCLUSÃO 9

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais. Nos últimos anos do século XX, o lado negativo do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas sociedades industrializadas, que se voltaram para a busca de tecnologias alternativas menos agressivas ao meio ambiente.

A responsabilidade social e ambiental dentro de uma organização é necessária e efetiva, quando esta mantém sua postura socialmente responsável. Toda e qualquer organização “depende” da satisfação da sociedade para manter-se, desta forma a sociedade também precisa da organização para seu crescimento e bem estar, cumprindo seu papel com o meio ambiente. Um modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social depende de medição, informação e análise. As medições precisam ser decorrência das estratégias corporativas da organização, abrangendo os principais processos, bem como seus resultados.

Para tais atitudes existem um conjunto de normas jurídicas (direito privado) que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais (atividade econômica daqueles que atuam na circulação ou produção de bens e a prestação de serviços), bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas. O trabalho a seguir servirá de base para um estudo mais aprofundado sobres as conseqüências do progresso desenfreado sobre o meio ambiente e também algumas maneiras para reverter esse quadro.

2. O CONCEITO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO

O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais. Nos últimos anos do século XX, o lado negativo do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas sociedades industrializadas, que se voltaram para a busca de tecnologias alternativas menos agressivas ao meio ambiente.

O que é Tecnologia então ? Tecnologia é o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos cientificamente determinados que se aplica especialmente à atividade industrial, com vistas à produção de bens mais eficientes e mais baratos. O conceito de tecnologia engloba, portanto, todas as técnicas e seu estudo. Assim, entende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, à coleta, fabricação, armazenamento, transporte etc. de bens, cujos resultados sejam melhores do que os obtidos anteriormente. A necessidade social determina que as pessoas desejem destinar recursos à aquisição de um objeto e não de outra coisa. O objeto da necessidade pode ser uma ferramenta de corte mais eficiente, um dispositivo capaz de elevar pesos maiores, um novo meio de utilizar combustíveis ou fontes de energia, ou ainda, já que as necessidades militares sempre serviram de estímulo à inovação tecnológica, pode tomar a forma de armas mais potentes.

Na moderna sociedade de consumo, muitas necessidades são geradas artificialmente pela publicidade e pelo desejo de ostentação. Seja qual for a fonte da necessidade social, contudo, é essencial a existência de uma quantidade suficiente de pessoas que a manifestem, criando-se assim mercado para o produto desejado. Um ambiente social favorável é aquele em que os grupos sociais dominantes estão preparados para se empenhar na defesa da inovação tecnológica. Essa receptividade pode se limitar a determinados campos, como a perspectiva de aprimoramento das armas ou das técnicas de navegação, mas também pode tomar a forma de uma atitude questionadora mais generalizada ou mesmo específica. De qualquer modo, não há dúvida de que a existência de grupos sociais importantes interessados em incentivar o trabalho de inventores e de aplicar suas idéias foi sempre um fator determinante da evolução tecnológica.

2.1 Principais Tecnologias de Gestão

Principais características, vantagens e aplicações das tecnologias.

Benchmarking - Aprender com quem faz melhor.

É um processo contínuo de aprendizado e de descobertas que deve ser incorporado ao sistema gerencial. O ponto focal é: Como os outros conseguem resultados superiores? Criatividade, inovação e mente aberta são fatores chaves. Preparar-se para troca de informações fidedignas é fundamental. Um dos maiores benefícios que o benchmarking trouxe as organizações foi à capacidade de reação e adaptação diante das mudanças, pois com a globalização, o tempo é um fator de extrema importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com