TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto e o conceito de educação corporativa

Seminário: O contexto e o conceito de educação corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Seminário  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Educação Corporativa, compreende um processo educativo e também um sistema de desenvolvimento de pessoas. Segundo Eboli (2010) tem como objetivo de desenvolver as competências, o aprendizado organizacional e ao mesmo tempo, de atingir o público interno e externo, principalmente com o aumento de competitividade.

Assim, o estudo foi desenvolvido na Loja o Boticário localizada na Avenida Rui Barbosa – centro na cidade de Rondonópolis do Estado do Mato Grosso, atua no segmento de perfumaria, pequeno porte, sua missão é Nossa Forma de Fazer Negócios.

A importância de ter buscado informações nesta empresa ocorreu pela possibilidade da pessoa do responsável ser amiga da equipe e assim possibilitando a coleta de informações.

Neste contexto, o estudo consistiu em uma pesquisa exploratório-qualitativa, descritiva. A opção por esse tipo de pesquisa é decorrente do fato dele ser apropriado para identificar características, ideias e relações que poderão ser aprofundadas em estudos futuros.

Nos esclarecimentos de Cruz (2009), descritiva é uma pesquisa que expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso para explicar fenômenos que descreveu embora sirva como base para tal explicação.

Desse modo, será realizado uma contextualização e conceito de Educação Corporativa, e ao mesmo tempo, levando em consideração a importância de uma gestão e a avaliação do atendimento dos objetivos estratégicos da empresa com o Sistema de Educação Corporativa.

Etapa 1 : Fundamentos da Educação corporativa

Hoje, fazer apenas T& D passou a significar uma solução simplesmente tópica e local, e quase sempre, fundamentada na manutenção do status quo, ou seja, zerar necessidades de treinamentos. Para Chiavenato (2009) isso significa olhar para o momento atual ou para trás, quando a realidade aponta para olhar para a frente e para o futuro.

Primeiramente, foi realizada uma conversa formal com um colaborador da empresa-alvo, mas em consideração ao tema, pouco sabia, e também relatou que a empresa não trabalha ainda com um sistema voltado para Educação Corporativa. Em contra partida, acredita que ser de suma importância contemplar esse tema, principalmente para atender os objetivos estratégicos do treinamento e desenvolvimento dentro da organização.

Em seguida, são feitas algumas considerações sobre tendência e desafios que se colocam para a Educação Corporativa no Brasil. Segundo Eboli (2010) sem sombra de dúvida, o marco do surgimento do tema educação corporativa no Brasil ocorreu no lançamento do Livro da Jeane Meister em 1999.

Buscou-se esclarecer os objetivos da Educação Corporativa para a empresa em caso de sua implantação no processo de uma gestão e a avaliação do atendimento, cabe ressaltar que hoje, em busca de um diferencial, as Universidades Corporativas e a educação a distancia são dois assuntos e recursos que se incorporaram as atividades humanas, ambos impulsionados pelos avanços da era do conhecimento e da informação em que vivemos.

Para Eboli (2010) ao longo desses anos, surpreendeu como o assunto ganhou notoriedade no Brasil, principalmente no mundo corporativo, público e privado, principalmente no meio acadêmico.

Eboli (2010) a educação é instrumento necessário as mudanças crescentes e ao desenvolvimento no país. Embora, se por um lado é inquestionável sua importância, por outro, o investimento na qualificação e educação da força de trabalho é um dos maiores obstáculos encontrados para o progresso.

A partir desse contexto para compreender a importância da Educação Corporativa tanto como novo padrão para a educação superior quanto, num sentido amplo, principalmente como instrumento-chave de mudança cultural, é importante compreender as forças que sustentaram o aparecimento desse fenômeno (MEISTER, 1999, APUD EBOLI, 2010).

Percebeu-se através do contato com o colaborador que a empresa não aplica nenhum tipo sistema de Educação Corporativa, mas, considera importante principalmente no processo de aprendizagem para os colaboradores, e por outro lado, seria um incentivo a mais em busca de melhor qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com