TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de educação corporativa

Seminário: O conceito de educação corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de educação corporativa vem de 1955, iniciado na GE: uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos visando uma vantagem competitiva. Agora o e–learning vem ajudar.

Por Alexandre Bobeda

Seguindo uma tendência de mercado em plano mundial, as grandes empresas do momento pensam em Educação Corporativa quando tratam do treinamento e desenvolvimento (T&D) de seus funcionários e o conseqüente gerenciamento de seu capital intelectual.

O conceito é antigo, iniciado com a General Electric, sob a batuta de Jack Welch, no Crotonville Management Development Institute, em 1955. Porém, a cada ano, parece estar mais em voga como uma das práticas mais adequadas para assegurar o desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. Assim, a Educação Corporativa é um processo no qual os funcionários se envolvem em um constante aprendizado que visa melhorar o desempenho e aumentar sua produção nos negócios.

Em essência, a Educação Corporativa é uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos de forma que possam se constituir em uma vantagem competitiva. O desafio é mantê–los sistematicamente atualizados em suas competências primárias, que dizem respeito a seus cargos, e a algumas competências básicas para os negócios, como bem definiu a consultora americana Jeanne C. Meister em seu livro Educação Corporativa:

Aprendendo a aprender

Comunicação/colaboração

Raciocínio criativo/resolução de problemas

Conhecimento tecnológico

Conhecimento de negócios globais

Liderança

Autogerenciamento da carreira

Nesse cenário, as empresas dão a seus funcionários não a estabilidade de décadas atrás, o emprego para toda vida, mas sim a possibilidade de se manter profissionalmente competitivo em sua carreira, aprendendo a cada dia e aumentando seus conhecimentos. A única exigência é comprometimento e produtividade – fatores que por si só são determinantes para qualquer trabalho atualmente. Com as qualificações adquiridas, a capacidade de conseguir emprego nas mais diversas organizações, a empregabilidade, fica praticamente garantida.

- See more at: http://webinsider.com.br/2004/06/15/o-e-learning-e-o-desafio-da-educacao-corporativa/#sthash.XVr7PsSL.dpuf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com