TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O monge e o execultivo

Por:   •  14/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTORIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.

 

 Andreia Augusta de Lima.

Lendo e refletindo cada capítulo do livro, “O monge e o Executivo” é comum observar o ensinamento contido nos mesmo, apesar ter sido escrito á algum tempo é fácil chegar à conclusão de que a didática usada foi demostrada de uma forma relativamente atual. A liderança é um ponto fundamental, que deve ser levado em consideração quando o assunto for administração organizacional, as estratégias de liderança abordadas neste livro escrito por James C Hunter, deve ser utilizada hoje no desenvolvimento de um perfil de liderança nas organizações atuais.


Resumo:

        Este é um resumo feito a partir da leitura do livro “o monge e o Executivo” de James C Hunter, o livro fala sobre a essência da liderança, o quanto um bom relacionamento entre líder e empregados é fundamental para um bom trabalho e a prosperidade do negócio, é comum em uma empresa ter pessoas com cargo de chefia que não tem liderança e da mesma forma lideres nato que não exercem cargos superiores.

        Liderar não é só mandar, gerenciar, cumprir ordem, liderar é saber entusiasmar os colaboradores, massageando assim o ego deles para que assim possa atingir um objetivo junto com o coletivo.

        O livro narra a historia de um executivo bastante ocupado, ele é gerente geral de uma fabrica de vidros planos, muito bem sucedidos na profissão, casados á dezoito anos com uma linda mulher chamada Rachel que sofria de infertilidade, este foi o motivo pelo qual resolveram adotar um menino, o qual recebera o nome de John Jr, depois de dois anos, inesperadamente Rachel engravidou de uma menina que deram o nome de Sara.

        Tudo corria bem em sua vida afetiva e financeira, mas um nome sempre lhe perseguiu, no batismo dele ainda criança em uma igreja Luterana, foi usado uma passagem bíblica de Lucas que se refere a um homem cheio do espirito santo chamado Simeão, na adolescência ele foi crismado e o pastor escolheu para cada um dos crismandos uma passagem bíblica e mais uma vez Simeão veio a fazer parte da sua vida, ele sempre viu como coincidência esses acontecimentos.

        Anos depois John teve um sonho em que estava perdido dentro de um cemitério e corria muito, um homem com um manto preto lhe segurava e dizia: Ache Simeão, e ouça-o. Isso fez com que ele não entendesse nada, mas o nome Simeão voltara a surgi em sua vida, ele nunca acreditou que teria um significado para todas estas coincidências, sua esposa sempre acreditou que tem um significado.

        Com o passar dos anos John estava cada vez mais empenhado em seu trabalho, passando a não dá a importância necessária a sua família seus filhos adolescentes agora, estão rebeldes uma forma desesperada de chamar a atenção do pai, no trabalho ele não ouve os seus comandados querendo sempre fazer a sua maneira, não dando chance para que eles demonstrem as soluções cabíveis.

John passou a ser um sujeito arrogante e muito cheio de si, já com o casamento abalado pelo seu modo de ser e agir, fracassando nos negócios e na vida particular, vivendo uma crise em todos os aspectos, o pastor da sua igreja sugere que ele participe de um retiro espiritual em um mosteiro, neste mosteiro existe um dos frades que foi um grande executivo de uma gigante americana, o qual largou tudo e foi para este mosteiro em busca de um novo significado para sua vida.

O ex-executivo se chamava Leonard Hoffmam, John ao saber disso teve interesse em ir para este retiro, na intensão de obter mais informações para lhe auxiliar como gerente. Chegando ao mosteiro a realidade era outra, uma vida simples, sem luxo e de muita espiritualidade, ao perguntar por Leonard veio à surpresa, o nome adotado por ele agora seria Simeão, e seria ele que ministraria o encontro com todos os presentes para aquela semana de retiro.

Desde do primeiro encontro ele passou a olhar para o próprio eu, olhar para dentro se si mesmo, obtendo uma perspectiva diferente daquela que ele tinha, antes ele estava preocupado somente com ele mesmo, ao terminar o retiro ele viu que ser líder é muito diferente de ser gerente, e ele descobriu a verdadeira essência da liderança, isso fez com que ficasse fácil para ele restaurar o seu casamento e sua família, além do mais como lidar com os seus subordinados no trabalho, passando a ouvir o outro invés de apenas falar. Este retiro mudou completamente a forma de pensar e ser de John, transformando em um verdadeiro líder e em um novo homem, no fim do livro John abraça Simeão as margens do lago, coisa que o John que entrou no retiro a sete dias jamais faria.  

As definições

No primeiro capitulo do livro John e os outros participantes do retiro estão se adaptando ao ambiente e participam da primeira reunião com o irmão Simeão, que se mostra um homem respeitoso e pronto para partilhar suas experiências, seu conhecimento e pronto também para ouvir a opinião dos participantes e assimilar suas ideias e intervenções, é falado essencialmente das qualidades de um bom líder, o respeito entre o chefe e os funcionários, e a virtude do respeito e da confiança. 

“É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com