TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de preparação das bases do PEG

Artigo: O processo de preparação das bases do PEG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

UFT/Polo de Alvorada-TO

Especialização em Gestão Pública Municipal-GPM

Disciplina: Planejamento Estratégico e Organizacional

Tutora Online: Luciane Cristina Pedroni Fanhani

Tutor Presencial: Gislaine Menezes Botelho

Discente: Joenes Ramalho da Silva Ribeiro

Data: 30/07/2014

2 SEMANA – Unidade 2 (Da pagina 65 a 90)

Nesta Unidade vamos ver o processo de constituição dos fundamentos do PEG e mostrar por que consideramos que esta disciplina pode ajudar na sua superação. Para tanto, analisaremos a contribuição de dois enfoques relacionados à gestão pública, ou mais especificamente ao processo de elaboração de políticas públicas que constituem o fundamento da disciplina de PEG.

Questões

1) Quais as principais diferenças entre os enfoques da Ciência Política, da Administração Pública e da Análise de Política?

A Análise de Políticas, por sua vez, tem como enfoque uma convergência que se inicia na década de 1960, nos países avançados, da Ciência Política e da Administração Pública) e Planejamento Estratégico Situacional (criado um pouco depois na América Latina como uma tentativa de sanar os defeitos e lacunas que apresentava o planejamento convencional, especialmente em relação às características do Estado latino-americano),

2) Por que a Análise de Política e o Planejamento Estratégico Situacional são consideradas abordagens adequadas para a proposta feita nesta disciplina para o tratamento do planejamento estratégico? E por que essa proposta seria apropriada para os gestores interessados na construção do “Estado Necessário”?

Por se tratar de uma área onde são focalizados na análise organizacional, a fim de interpretar as causas e consequências da ação do governo, ou seja, as circunstâncias do tempo e à natureza do problema, em particular, do processo de elaboração de políticas. Esta proposta seria apropriada ao gestores, por possuir que todas as decisões, sejam de múltiplos efeitos sobre o futuro e se tornando não dependente da avaliação sobre fatos presentes, mas da evolução futura de processos que não controlados por fatos que ainda não são conhecidos.

3) Qual a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento tradicional? Aponte as características principais de cada um.

O Planejamento Estratégico Situacional, pode ser considerado como um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para o predizê-lo. Ou seja, o Planejamento Estratégico Situacional tem a concepção de que seja possível apenas influir na realidade. Enquanto o planejamento tradicional acredita poder controlar essa realidade. Porem, os dois modelos dizem respeito à gestão de governo, à arte de governar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com