TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Geomarketing?

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

A - O que é Geomarketing?

Geomarketing é uma abordagem de Marketing que considera a localização e visualização de dados mercadológicos em mapas, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisões empresariais.

Ao levar em consideração a localização geográfica de clientes, prospects (pessoas físicas ou empresas) e a concorrência, gerando vantagens competitivas e maior assertividade para identificar tamanho de mercados, oportunidades, perfil de público alvo, posicionamento da concorrência, comportamento de compra e cobertura de vendas.

Suas análises podem ser aplicadas em nível de Estados, cidades, bairros, ruas e ponto comercial, suportando a tomada de decisão para entender, planejar, estruturar e implementar estratégias e táticas relacionadas à dinâmica de consumo no território.

​A evolução de seu conceito migrou do Marketing Geográfico, com foco na localização de Pontos de Venda (com ações de expansão e estruturação de territórios) para a de Inteligência Geográfica, no original em inglês, Location Strategy, incluindo ações para melhor gestão comercial, otimização de investimentos em ações promocionais, integração omni-channel, (lojas físicas, virtuais e consumidores), geo-fencing, geração de leads, entre outras.

B - Quais as aplicações do Geomarketing? Como se aplica?

O geomarketing é uma ferramenta de ajuda à tomada de decisão permitindo aperfeiçoar as estratégias de desenvolvimento das redes comerciais, em particular às redes de venda, de logística/distribuição.

De uma forma geral, o geomarketing se apoia sobre três componentes:

  • A tecnologia, na medida em que ela permite não somente a representação gráfica da informação, mas também na sua capacidade de acessar, explorar e difundir as bases de dados sempre mais ricas e complexas,
  • Os dados, aqueles oficiais ou derivados daqueles dados internos específicos de uma atividade ou mercado,
  • Os métodos quantitativos, tendo como objetivo alimentar a reflexão graças a uma melhor exploração dos dados e das informações disponíveis, estimando principalmente as consequências das diferentes evoluções de um ambiente.

Podemos citar os principais tipos de modelos aplicados:

  • Estudo da “atração” do consumidor – concorrência, estimativa de receita, entre outros;
  • Modelos de deslocamento – isócronas, análise de acessibilidade;
  • Localização de novos pontos de venda;
  • Segmentação do mercado consumidor;
  • Perfil do consumidor – impacto de alterações sócio-econômicas e de estilo de vida no negócio;
  • Retorno de campanhas publicitárias;

F – Relacione outras aplicações do Geoprocessamento que seu grupo de estudos consegue identificar para a gestão dos negocios de uma empresa.

Rodrigues (1988; 1990) apresenta uma classificação dos Sistemas de Geoprocessamento em: Sistemas Aplicativos, Sistemas de Informação Geográfica e Sistemas Especialistas:

  • Sistemas aplicativos: conjuntos de programas que realizam operações associadas a atividades de projeto, análise, avaliação, planejamento, etc., em áreas tais como Transportes, Mineração, Hidrologia, Urbanismo. São sistemas voltados à representação de entes de expressão espacial e à realização de operações sobre estas representações; visam a realização de um largo espectro de tarefas e podem ser agrupados segundo classes de sistemas voltados à entrada de dados, à saída de dados e à realização de tarefas específicas; como por exemplo: projeto assistido por computador, mapeamento automatizado;
  • Sistemas de informações Geográficas (SIG): denota software que desempenha as funções de coleta, tratamento e apresentação de informações sobre entes de expressão espacial e sobre o contínuo espacial. Assim, SIG denota o software; o hardware, os procedimentos de entrada e saída dos dados, fluxos de dados de supridores para o sistema e deste para os consumidores, normas de codificação de dados, normas de operação, pessoal técnico, etc., que desempenham as funções de coleta, tratamento e apresentação de informações.
  • Sistemas especialistas: sistemas computacionais que empregam o conhecimento na solução de problemas que normalmente demandariam a inteligência humana; emulam o desempenho de um especialista atuando em uma dada área do conhecimento.

Entretanto, Rodrigues (1990) nos alerta que o estabelecimento destas classes não significa que sistemas de geoprocessamento tenham uma única classificação, pelo contrário, sistemas existentes atualmente possuem muitas vezes, características múltiplas com predominância de um particular conjunto de funções. O autor conclui afirmando que, subjacente a todos estão as técnicas e metodologias de desenvolvimento de sistemas computacionais e as de tratamento de dados espaciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com