TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma equipe

Trabalho acadêmico: O que é uma equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É UMA EQUIPE?

Equipe pode ser um grupo de pessoas organizadas de forma a trabalhar em conjunto, ou como um grupo que executa tarefas semelhantes. É também a união de esforços individuais que resultam em um nível de desempenho muito maior. Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado.

Nesse sentido, Roosevelt (apud DONNELLON, 2006, p.4) afirma que “Agindo em conjunto, como um grupo, as pessoas conseguem realizar coisas que nenhum individuo sozinho jamais poderia realizar.”

A principal característica de uma equipe é a de seus membros têm como prioridade as metas da equipe cada um cooperando com o outro para que esse trabalho e essas metas sejam concluídas e atingidas com sucesso. Esses membros podem possuir forte personalidade, habilidades especializadas altamente desenvolvidas e comprometer-se com uma diversidade de objetivos que esperam atingir através de suas ações.

Uma equipe no real sentido da palavra dá apoio uns aos outros, colaboram livremente e se comunicam abertamente e com clareza entre si. Equipes eficazes tendem a fluírem informações livremente, tem um relacionamento de confiança, respeito e apoio entre os membros. Considera os conflitos naturais e até mesmo úteis e o mais importante em torno de questões e não de pessoas. Tem sempre um clima participativo e não ameaçador e nem tão pouco não competitivo. As decisões são tomadas por consenso e com comprometimento total utilizando a eficiência de recursos, membro consciente que seu papel na empresa é cooperar para o desempenho da empresa e não para o desperdício.

LIDERANÇA

Liderança é um predicado indispensável para o administrador. E administrar implica o trato com pessoas para consumar objetivos pré-estabelecidos.

O líder cuida para que haja bom entendimento entre todos de modo que se sintam cômodos, façam a sua parte e ajudem-se mutuamente. Neste sentido, a comunicação é essencial e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e saber ouvir com atenção as idéias alheias, pois as melhores provêm sempre desse intercâmbio de opiniões que aperfeiçoa o trabalho rumo ao objetivo perseguido.

A mais importante tarefa de um líder é formar outros líderes para que o grupo não se extinga defronte da adversidade. O bom administrador deve formar outros administradores, pois o grupo se conserva quando todos evoluem. É conveniente dar oportunidades para que surjam as iniciativas. O exercício da delegação é fundamental na boa administração.

O tempo, para o administrador, é de vital importância; saber aproveitá-lo sem ser pressionado por ele é uma arte pouco conhecida. Neste sentido, saber delegar é essencial. A síndrome da urgência conduz ao erro; pensar exige tempo e paciência, antecipação e inteligência. A colaboração mútua fará com que o grupo se adiante aos ponteiros do relógio.

O líder atento é um líder consciente, pois tem sempre muito claro o objetivo do trabalho e está sempre acompanhando de perto o grupo, não se deixando abater pelos problemas que vão surgindo, porque o trabalho consiste na sua resolução, e a força do conjunto é maior do que a soma da força de cada indivíduo. A atenção permite antever um problema e preparar-se para resolvê-lo. E o que atrapalha esse estado são as distrações e as divagações que fazem perder tempo no trabalho e os problemas se avolumem. Uma pessoa atenta pode vislumbrar um acidente antes que ocorra, e assim evitá-lo.

Liderança implica respeito que cria o ambiente favorável no trabalho. Todos devem cuidar para que as palavras não ofendam, pois num ambiente de desrespeito, desconfiança e desunião pouco é o que se pode produzir.

As mudanças e as novas idéias sempre devem fazer parte desse ambiente; se é para mudar para melhor, então é melhor mudar. Este pensamento deve estar sempre presente; quem faz melhor, está evoluindo. E há sempre uma forma de melhorar o trabalho para que ele não seja rotineiro e aborrecido. Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, faz fracassar a capacidade de iniciativa da inteligência, submergindo as pessoas no marasmo, no tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.

Liderar, enfim, é cuidar de si mesmo, das pessoas e do ambiente, para que o trabalho não seja um fardo, um castigo, mas uma parte importante da vida, um aprendizado, uma forma de felicidade.

• Coercitivo - É um tipo muito comum nas empresas. Comanda amedrontando as pessoas. Estilo mandão, do tipo "faça como eu mando". É movido por resultados, tem habilidades para lidar com colaboradores problemáticos. Ponto fraco: muito voltado a dar feedbacks negativos.

• Democrático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com