TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Blocos Economicos

Por:   •  13/9/2018  •  Ensaio  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1 – A história da formação dos blocos econômicos

Historicamente, a integração econômica se desenhou a partir da aproximação de países geograficamente próximos e com interesses em comum. Ela não foi imposta ou gerenciada por uma potência mundial única.3 Para o teórico Adam Watson, a integração foi produzida pelo jogo livre dos mercados.

No século XIX, a Europa estava mais integrada do que as potências se davam conta e havia uma rede econômica que interligava o mundo. Naquele momento, os europeus conheceram pelo menos quatro experiências de integração, ainda que com características diferentes das que temos hoje. Foram elas: a união aduaneira alemã Zollverein, a União Aduaneira Austro- Húngara, a União Italiana; e a União Aduaneira Suíça. 4

No caso do Zollverein, a Prússia usou o poder de chefia que tinha sobre os povos germânicos para propor a união aduaneira que duraria 10 anos. O Acordo Geral do Zollverein foi assinado em 23 de março de 1833 por seis Estados: Prússia, Áustria, Baviera, Wurtenberg, Baden e Hesse-Darmstadt. E, mesmo antes disso, os prussianos já tinham lançado o plano para a abolição de obstáculos ao comércio entre os germânicos. Àquela altura, depois das guerras napoleônicas, havia um desejo de união entre os povos irmãos.

A União Aduaneira Austro-Húngara nasceu a partir da dissidência da Áustria que não conseguiu impor seus interesses e nem teve espaço para expor suas divergências à Prússia no bloco do Zollverein. Quando a Áustria sai, forma a nova união aduaneira ao lado da tradicional aliada, a Hungria. Inicialmente, há uma tarifa comum aos territórios, que depois sofre várias restrições em razão de medidas protecionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com