TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Trabalhista

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Sabe-se que desde muitos e muitos anos, empresas e organizações dependem muito do seu capital humano para chegar ao sucesso e manter-se no mercado. Por isso, com o decorrer da história do homem e das empresas, foi se tornando cada vez mais importante dar atenção a contratação e escolha de funcionários capacitados para trabalhar nas organizações. O descuido disso pode prejudicar e muito as empresas. É por isso, que atualmente tem se dado grande importância na hora de atrair bons funcionários, selecionar os melhores e treiná-los para que executem da melhor maneira possível suas atividades.

Hoje em dia, diante do mercado competitivo e dinâmico, as empresas devem pensar quais as melhores maneiras de recrutar, selecionar e treinar pessoas. O primeiro termo refere-se a atrair pessoas qualificadas para trabalhar na empresa. O segundo trata de escolher os melhores candidatos. E o terceiro termo consiste em aperfeiçoar e dar condições do trabalhador exercer a atividade de maneira eficaz.

Este trabalho tem como objetivo conceituar os processos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal e mostrar como são feitos esses processos em uma empresa que os executa do começo ao fim e analisar se esta mesma empresa está agindo da maneira correta frente à teoria sobre o assunto. 


NOME DA EMPRESA: BBG CALÇADOS LTDA

RAMO DA EMPRESA: TODOS TIPOS DE CALÇADOS

A EMPRESA CONTA COM 325 FUNCIONARIOS

AREAS DA EMPRESA:  Recursos Humanos, Logistica, TI,

Manutenção, Almoxerifado e Industria.

 AS VAGAS QUE ESTAMOS DISPONDO É DE ANALISTA FINANCEIRO.

        Analista financeiro: que faz o orçamento de todos gastos da empresa para uma boa aplicação de seus recursos com objetivo a rentabilidade, investimento.

Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.

Responsável pelo projeto e implantação de processos Responsável pelo projeto pertinentes a área.

         

O Profissional: O profissional que procura trabalhar nesta área, além de precisar de uma boa base de programação, deverá ser bem íntimo de cálculos, pois este ramo exige muitos conhecimentos na parte de financeiro.

Resumo da Profissão: O profissional atuará em realizar a governança e controle financeiro. Garantir a execução de todos os serviços contratados  através do controle de pagamentos, contratos (aquisição, renovação, cancelamento, multas) e monitoramento dos níveis de serviço Complementar as projeções e relatórios do Planejamento Financeiro da companhia através do desenvolvimento que compõe cada interface do cliente (venda de produtos, instalação, manutenção e atendimento).

O Profissional: O profissional que procura trabalhar nesta área, além de precisar de uma boa base de programação, deverá ser bem íntimo de cálculos, pois este ramo exige muitos conhecimentos na parte de financeiro.

        

RECRUTAMENTO
Para fazer o Recrutamento usaremos as seguintes tecnicas:

  • Anúncios jornal, rádio, internet e panfletos.
  • Consulta aos arquivos de candidatos;
  • Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa;
  • Cartazes ou anúncios na portaria empresa; Contatos com sindicatos e
  • associações de classe;

O informe do anucio é: a Empresa BBG CALÇADOS LTDA esta contratando Dois Analistas financeiros.

Requisito Nivel Superior completo

E que tenha experiencia na area financeira.

Salario = R$ 3.200 


Recrutamento é a atividade de atrair novos funcionários qualificados para a empresa utilizando meios para isto e os candidatos devem atender as necessidades da organização. É feito quando uma nova empresa será aberta, quando o quadro de funcionários será aumentado ou alguém promovido. Pode ser interno ou externo.

Recrutamento interno consiste na identificação dentro da própria empresa, de empregados competentes para ocupar outras funções ou serem elevados de cargo. Executando o recrutamento interno, a empresa consegue preencher a vaga existente por uma pessoa mais qualificada, que já atua há tempos na empresa, e consegue proporcionar o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador escolhido. 

Nem sempre será você encontra pessoas realmente em condições de assumir as novas funções. (RIBEIRO, 2005, 58) Recrutamento externo é o processo de conquistar e atrair pessoas que não compõem o quadro de funcionários da empresa para trabalharem na mesma. Podem ser pessoas de outras empresas, escolas, faculdades e da sociedade que a empresa está inserida. O recrutamento externo depende um pouco da visão que as pessoas possuem da empresa. A organização deve ser renomada e importante, pois assim as pessoas terão interessem em se candidatar àquela vaga. 

É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. (JAQUELINE ARRUDA) Na parte do recrutamento, deve ser feito o desenho dos cargos, definindo todos os requisitos básicos para desempenhar a função, as atribuições, qual é o número de vagas, etc. Assim fica mais fácil a pessoa decidir qual vaga ela quer concorrer. “(...) são necessárias informações claras e registradas do que se faz nesse cargo e de quais são os requisitos pessoais necessários para seu bom desempenho” (RIBEIRO, 2005, p. 53). Já no recrutamento deve ser pedido para o funcionário um conhecimento básico sobre a área que ele atuará, pois ele deve saber o que fazer e como fazer, colocar seu conhecimento em prática após ser treinado para

tanto.


                    SELEÇÃO

Após o processo de recrutamento, acontece a seleção que consiste em escolher os melhores candidatos recrutados para ocuparem as vagas existentes na empresa.

A seleção acontece através de técnicas e meios utilizados pelos psicólogos e equipe de recursos humanos da empresa. “(...) o desafio do processo de seleção é preencher a vaga no tempo certo e com o candidato certo para atender à demanda de trabalho existe” (KIELWAGEN; SOUZA, 2013, p. 67 e 68). Depois de identificar e estabelecer qual será o perfil dos cargos, deve-se utilizar as melhores ferramentas para escolher entre os candidatos que participaram do recrutamento os melhores e mais qualificados para trabalharem na empresa. O perfil deles deve se aproximar o máximo possível do perfil exigido pelos cargos.

Para o candidato passar para a seleção não basta apenas querer trabalhar na organização, mas sim, estar próximo do que o cargo exige, ser flexível às mudanças do meio organizacional, utilizar bem as tecnologias existentes, trabalhar em equipe, ter boa comunicação, qualificação certa para a função, etc.

Entre os quesitos que fazem uma pessoa ser escolhida para a seleção, citamos estes: resistência, boa visão e audição, caráter, capacidade de se relacionar com os demais, habilidades mentais e intelectuais, aprendizado rápido, valores, planos de futuro, costumes, etc.

O processo de seleção deve ser feito por um profissional especializado em tal serviço, para que assim, candidatos bons não sejam dispensados. Acontece também nesse processo, um exame feito por um médico, para diagnosticar se o candidato tem condições físicas e mentais de realizar as atividades que futuramente serão dadas a ele.

As ferramentas mais utilizadas para se realizar uma seleção são:

Entrevista: consiste na coleta e confirmação dos dados e informações fornecidos pelo candidato no recrutamento perguntados diretamente a ele. Buscam investigar as questões pessoais, familiares, aspectos negativos e positivos, qualificação, características comportamentais, etc.
Provas de conhecimento e capacidade: têm como objetivo analisar o quanto a pessoa aprendeu durante sua vida sobre a área que irá atuar, seja na escola, faculdade, cursos de treinamento, palestras e com a troca de ideias com outras pessoas.
Dinâmica de grupo: essa ferramenta serve para verificar o quanto o candidato pode se relacionar com as demais pessoas, lhe mostrando algumas situações de conflito e relacionamento incentivando que ele execute soluções e dê respostas.
Histórico laboral: analisa os cargos anteriores que a pessoa ocupou, quanto tempo, em quais empresas, sua experiência, etc.
Testes psicológicos: ajudam a mostrar os aspectos do comportamento, inteligência, personalidade do candidato.
A entrevista é a técnica mais usada para se fazer uma seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (305.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com