TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impostos no Brasil

Por:   •  31/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

Curso de Administração

PESQUISA I: ATIVIDADE 1

PROF. JOSÉ AMERICO MARTELLI TRISTÃO

Felipe Trevigno Affonso

 

São Paulo

2014

Capítulo 1

Demarcação Científica:

Segundo a autora, o conhecimento é obtido, como forma principal, através da ciência, porém podemos obtê-lo por outras formas, como: arte, filosofia, religião, etc.

A pesquisa é a atividade básica da ciência, porém não podemos esquecer que a mente do pesquisador tem suas próprias crenças e a tal “neutralidade cientifica” não existe. A ciência é um processo permanente de busca da verdade, predominantemente racional. e, além disso, a ciência busca esclarecer explicações a cerca de um fenômeno, ela busca a verdade e é predominantemente racional que revela nossas suposições acerca do que se está construindo.  Segundo Burrel e Morgan (1979) temos quatro tipos de suposições: ontológicas, epistemológicas, da natureza humana e metodológica. A primeira é do tipo que diz respeito à própria essência dos fenômenos sob investigação. A segunda refere-se ao conhecimento, e como ele pode ser transmitido. As suposições de natureza humana dizem respeito à visão que se tem do homem. E por fim, todas citadas à cima encaminham o pesquisador na direção da metodologia.

Método Científico:

Método é uma forma de pensamento. É o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica. Basicamente, existem três grandes métodos:

O método hipotético-dedutivo é a herança do positivismo. Deduz as coisas a partir da formulação de hipóteses testadas anteriormente, buscando regularidades e relacionamentos casuais entre elas.

O método fenomenológico opõe-se ao positivismo, afirmando que algo só pode ser entendido a partir do ponto de vista das pessoas que estão vivendo e experimentando algo.

O método dialético, também é contra o positivismo e enxerga as coisas em constante fluxo e transformação, ou seja, seu foco é o processo.

O método comparativo, como o próprio nome já diz, compara pessoas, fenômenos, padrões de comportamento e etc, para chegar em uma conclusão.

O método sistêmico identifica as relações do todo com as partes e das partes entre si.

Dessa forma, de acordo com o método escolhido, os dados são coletados e expostos no trabalho.

 

Formalização da pesquisa científica:

A formalização da pesquisa científica consiste no desenvolvimento de um projeto que deve conter, com clareza, um problema motivador, o referencial teórico que a suportará e a metodologia a ser empregada. Sendo o corpo da pesquisa, não se pode deixar de apresentar dados como: referencial teórico que suportará a metodologia apresentada e o problema motivador da investigação. Todo esse trabalho deve seguir as normas e exigências da ABNT.

Capítulo 2

Problema de pesquisa científica:

Os problemas científicos surgem a partir da necessidade de se criar uma tese ou uma dissertação, pois estes são as respostas dos problemas. Para que a sua pesquisa seja feita corretamente, o problema escolhido para ser dissertado, tem que ser escolhido de maneira correta. Assim como diz o livro: “Problemas formulados de maneira inadequada podem colocar por terra todo um trabalho que, em geral, consome bastante tempo e energia de seu realizador. Portanto, é fato que a definição inadequada de um problema, garante o insucesso da produção científica.”

Problema é uma questão não resolvida, algo para o qual a resposta é dada através de uma pesquisa. Existem algumas regras práticas para a formulação de um problema, como: verificar se o que se pensou é realmente um problema científico; lembrar que o problema deve ser estabelecido através de uma pergunta; a pergunta deve ser redigida de forma clara e objetiva; a solução desse problema tem que ser possível de se alcançar; e, por último, o problema deve ser colocado dentro de um tamanho que contribua para a facilidade da solução.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com