TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Negocios Internacionais

Por:   •  22/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário:

  1. Introdução ...................................................................................2
  2. Desenvolvimento ........................................................................3
  3. Conclusão ...................................................................................6
  4. Bibliografia ................................................................................7


Introdução:

Antes de aprofundarmos no tema do trabalho precisamos entender conceito entre importação e exportação.

  • Importação: É o processo comercial e fiscal que consiste em trazer uma bem, que pode ser um produto ou sem serviço, do exterior para o país de referencia. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir dos procedimentos burocráticos ligados a receita de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando é mais de um tipo de transporte é utilizado para entregar, chamamos de transporte Multimodal.

  • Exportação: É quando você manda algum produto ou serviço Brasileiro para fora. Exemplo: Exportação de soja, transporte quando alguém de um país estrangeiro contrata alguém serviço de transportes aéreo, marítimo ou viário com bandeira Brasileira, ou quando algum turista ou executivo vem para cá, ou seja eles pegam o dinheiro deles e trocam por reais, estão ofertando dólares e demandando reais que serão gastos aqui, na utilização de serviços de hotel , restaurantes ou transportes é a aquisição de algum bem de consumo Brasileiro .

[pic 1]Tema: Exportação de Alimentos do Brasil

Desenvolvimento:

         O Brasil nos últimos anos se consolidou como um dos maiores produtos e exportações mundiais de alimentos e fibras. A crescente participação do País no mercado internacional é resultado da combinação de fatores com clima propicio. O Brasil exporta para mais de 180 países, tendo como principais compradores a China, União Europeia e Estados Unidos, além dos países do MERCOSUL.

Os benéficos trazidos pela exportação são incomensuráveis na medida em que geram empregos e trazem benéficos para a nação. O Brasil se destaca durante desse cenário Internacional, uma vez que seus produtos são bem aceitos. Há alguns desafios aos quais os exportadores tem que se enfrentarem tais como restrições do fluxo do comercio globalização dos mercados de capitais.

O expressivo crescimento de 478 % registrado pelas exportações Brasileiras do agronegócio (2003-2014) foi possível graças à estratégia adotada pelos governos Lula e Dilma de consolidar a participação do setor nos mercados tradicionais e, ao mesmo tempo buscar novos destinos para as vendas externas da cadeia produtiva dos produtos agropecuário do País. Com isso, o agronegócio que ate 2003 exportava para 120 nações, hoje vende para 210 países o Brasil se transformou em um dos três maiores exportações mundiais de alimentos.

O Brasil é o maior exportador mundial de açúcar, carne de frango, carne bovina, café, suco de laranja e soja em grão, o Brasil ultrapassou o Canada e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Na ultima década o país já havia deixado para trás Austrália e China. Hoje apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.

O crescimento da produção brasileira de alimentos cresceu muito entre 2000 e 2008, as exportações agrícolas do Brasil cresceram 18,6% em media, por ano, acima de 6,3%do Canada, 6 % da Austrália, 8,4% dos Estados Unidos e 11,4% da União Europeia. Em 2000, os pais ocupou o sexto lugar no Ranking dos exportadores agrícolas.

Nos produtos tradicionais, como café, suco de laranja e açúcar, o país manteve a liderança. O Brasil é líder na exportação mundial de café desde 1860.

- Café: durante muito tempo, manteve-se circunscrito ao Paraná e a São Paulo, produzindo pelo regime de parceria. Minas gerais, Espirito Santo e São Paulo, conservam a dianteira da produção. Bahia e Rondônia surgiram como novas aerais produtoras, com uma particularidade: são cultivadas, principalmente por paranaense antigos produtores do norte do Paraná. O Paraná tem aumentado em grande quantidade sua produção de café nos últimos anos, pela introdução de espécies novas (café adensado), desenvolvida pelo IAPAR (Instituto Agronomia do Paraná).

- Soja: expandiu-se com maior vigor no país durante os anos 70, notadamente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Cultura típica de exportação, esta cada vez mais voltada para o mercado interno em razão doo crescente consumo de margarinas e óleos do cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

- Cana de açúcar: apesar de ser cultivada no Brasil desde o século XVI, sua produção foi estimulada, a partir de 1975, com a criação do Proálcool. O Estado de São Paulo detém mais da metade da produção nacional, mais também é encontrada em Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, além de estado nordestino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com