TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais tipos de habilidades que cada gerente precisa

Artigo: Os principais tipos de habilidades que cada gerente precisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

O mundo esta mudando com velocidade, e as organizações também, e esse novo tempo esta exigindo novas posturas e soluções para os problemas que, cada vez mais envolvem diagnósticos, criatividade, inovação, comprometimento das pessoas envolvidas, e principalmente a competência, liderança, comunicação e motivação, entrando assim o papel do Gestor.

O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas a Gestão.

Segundo o conceito clássico desenvolvido por "Henry Fayol", o gestor pode ser definido pelas suas funções dentro das organizações, é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela empresa a atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, para que possa atingir os seus objetivos.

Podemos concluir que o Gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficaz para atingir os objetivos, estabelecendo regras políticas e procedendo com planos adequados.

Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com os desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento, algumas habilidades são essenciais para esse profissional. Para Robert L. Katz, professor e executivo de empresas, identificou três tipos básicos de habilidades que todo gestor precisa ter:

. Habilidades Técnicas: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização:

. Habilidades Humanas: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motiva-las;

. Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como um mudança em qualquer das partes afetara o todo.(visão sistêmica)

A seguir estão mais cinco habilidades apontadas por Fábio Marra, diretor de recrutamento executivo da Mariaca:

. Adaptabilidade: Não importa qual empresa o gestor trabalhe, empresa de ramos diferentes, onde estiver o bom líder se adapta as regras de qualquer companhia que saiba o que faz, para quem e onde quer chegar.

.Resiliência : O gestor resilente sabe que pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem. Para ele, picos de trabalho não significa estresse acumulado, falta de respeito pelo seu trabalho ou excesso de carga. Picos de trabalho são apenas picos de trabalho e e eles passam. E são se importância diante do desafio de comandar uma empresa.

.Interatividade: Lideres de cargos estratégicos precisam se cercar de pessoas confiáveis e competentes no que fazem. Mais seu maior diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado, o contrario a isso pode ser desastroso. O bom líder não cobra apenas resultados, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe, por isso comemora cada pequeno resultado com eles.

. Poli-Valência: Da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vario tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto lógicas e marketing e souberam extrair o melhor de cada experiência.

. Ponderação: Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços, decisões que mudam todo o rumo da empresa, e algumas vezes até destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com