TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB, PIB, índice GINI, curva de Lorenz e índice de desenvolvimento humano

Trabalho acadêmico: PIB, PIB, índice GINI, curva de Lorenz e índice de desenvolvimento humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA - PIRITUBA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SÃO PAULO

2014

Aline Pereira dos Santos, RA 5729146126

Francisco Egidio Freire Sampaio, RA 5560122321

Flavia Fernanda da Rocha RA 5729164491

Luiz Fernando Mendes RA 7701617290

Vladir Roberto Zanetti RA 6300185464

Desenvolvimento Economico

“Trabalho requerido da matéria de Análise de Investimentos administrada pela Tutora a Distância: Analia Jubaniski e lecionada pela professora Hugo David Santana.”

SUMARIO

1. Introdução

2. PIB, PIB, Índice GINI, Curva de Lorenz e Índice de Desenvolvimento Humano

3. Desenvolvimento Econômico

4. Dados sobre os países que compõe o “BRICS”

5. PIB dos países BRICS

6. Dados do IDH da região (cidade correspondente à região na qual situa a unidade da Anhanguera em que o grupo estuda)

 Dados Gerais

 Indicadores Demográficos

 Atividade Econômica

 Educação

 Saúde

 Informações Urbanas

 Desenvolvimento Social

 Cultura e Esportes

 Meio Ambiente

7. A influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento dos países do BRICS

8. Reflexos da carga tributária para o desenvolvimento dos Brics

9. Conclusão

10. Bibliografia:

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos, por meio de pesquisas e reflexões, elaborar um artigo para apresentar informações e comparar o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do sul, o chamado BRICS, e a influência deste bloco na economia mundial.

No final deste trabalho seremos capazes de comparar perspectivas de desenvolvimento econômico entre países e entre autores, comparar aspectos da economia e também analisar outros dados indicadores dos países do BRICS ter conhecimento sobre o PIB, o Índice GINI, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano.

PIB, Índice GINI, Curva de Lorenz e Índice de Desenvolvimento Humano.

Produto Interno por Habitante (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma determinada região, pode ser uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. A medida do PIB é feita pela soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. Precisamos lembrar que temos o PIB nominal e o PIB real, o nominal diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, já o real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. O calculo do PIB é feito da seguinte forma: consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações - importações. Esta medição é feita exclusivamente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo PLT o índice Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica – um estado, uma região, ou mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas. O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Ainda segundo PLT a curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curve de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

Esboço de uma Curva de Lorenz:

A curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda for distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidirá com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na qual todos tem o mesmo rendimento. Na situação oposta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com