TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII Comercial Pivato

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.752 Palavras (28 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

“COMERCIAL PIVATO LTDA”

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

“COMERCIAL PIVATO LTDA”

WILSON LUCAS MOREIRA

RA: 142450-4

LOGÍSTICA

4º SEMESTRE

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

2015

RESUMO

O presente trabalho foi elaborado utilizando pesquisas teóricas e bibliográficas.

Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância do Gerenciamento de Transporte, da Logística Integrada: Produção e Comércio e do Desenvolvimento Sustentável como sistemas que possam facilitar a gestão de profissionais logísticos dentro das empresas.

Os autores abordados no trabalho contribuíram na apresentação de modelos e métodos, aspectos e características de cada conteúdo estudado, os prós e os contras, reconhecendo os benefícios para a empresa, assim como resultados positivos e negativos para o contexto organizacional, ajudando no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Palavras Chaves: Gerenciamento – Integração – Sustentabilidade

ABSTRACT

This work was done using theoretical and bibliographical research.

This work aims to show the importance Transport Management, Integrated Logistics: Production and Trade and Sustainable Development as systems that can facilitate the management of logistics professionals within companies.

The authors encountered in work contributed to the presentation of models and methods, aspects and features of each content studied the pros and cons, recognizing the benefits to the company, as well as positive and negative results for the organizational context, assisting in their professional development it's personal.

Keywords: Management - Integration - Sustainability

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 06

2. GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE 07

2.1 Apresentação da Empresa 07

2.2 Evolução Histórica 07

2.3 As Formas e os Modais de Transporte 09

2.3.1 Transporte Rodoviário 10

2.3.2 Transporte Ferroviário 12

2.3.3 Transporte Aquaviário 13

2.3.4 Transporte Aéreo 15

2.3.5 Modal Dutoviário 15

2.4 O Gerenciamento de Transporte na Comercial Pivato 16

3. LOGÍSTICA INTEGRADA: PRODUÇÃO E COMÉRCIO 18

3.1 Logística Integrada 18

3.2 Integração da Cadeia de Suprimento 19

3.3 Elementos da Cadeia de Abastecimento Integrada 21

3.3.1 Planejamento 22

3.3.2 Compras 22

3.3.3 Produção 22

3.3.4 Distribuição 24

3.4 A Integração Logística na Comercial Pivato 24

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 25

4.1 Desenvolvimento Sustentável dentro da Comercial Pivato 26

4.1.1 Parcerias 26

4.1.2 Ações Sociais 27

4.1.3 Reciclagem e Recuperação de Materiais 27

5. CONCLUSÃO 28

6. REFERÊNCIAS 30

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o operador logístico tem um papel importante para garantir o sucesso de uma empresa, devendo saber fazer um planejamento adequado e uma estratégia bem elaborada utilizando as ferramentas que a Logística oferece.

No mundo globalizado em que vivemos tudo deve estar devidamente integrado, de forma que cada setor auxilie na resolução de problemas e diminuição de custos e, para que essa integração entre transporte, sustentabilidade e a produção e o comércio seja efetiva, existem técnicas e estratégias que serão explanadas no presente trabalho.

O transporte faz parte da cadeia logística e deve ser tratada como uma atividade estratégica, pois se bem gerenciada, ela pode trazer redução de custos e elevar os níveis dos serviços.

Além do transporte, o meio ambiente passou a ser algo muito considerado na tomada de decisões das empresas, visto que em nome do “desenvolvimento”, estavam-se produzindo nele mudanças imprevistas. Por isso foram criadas leis e normas de controle ambiental que buscam o equilíbrio ecológico e a manutenção da atividade econômica para garantir uma sadia qualidade de vida à geração atual e às futuras, bem como a sobrevivência do planeta.

A logística é um assunto de grande relevância no setor empresarial, já que se for bem aplicada e integrada às outras áreas da empresa, possibilita o aumento do nível de serviço ao cliente e a redução de custos. Para Severo Filho (2006), “a logística é a organização do fluxo dos materiais, desde o fornecedor até o cliente final”, explicitando bem o quanto esta integração é importante para a empresa.

Assim, percebe-se que não importa a distância, se as operações forem bem planejadas por toda a cadeia logística, o produto chegará ao seu cliente final com segurança e com sua integridade física intacta, atendendo de forma eficaz à missão logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com