TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA LEVANTADAO NO CONTETO ESCOLAR

Projeto de pesquisa: PROBLEMA LEVANTADAO NO CONTETO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................04

1- PROBLEMA LEVANTADAO NO CONTETO ESCOLAR.........................05

2- REFÊRENCIAL TEÓRICO............................................................................07

3- PLANO DE AÇÃO...........................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................13

REFÊRENCIAS...................................................................................................14

Introdução

O ser humano é definido como um ser social, porem, quando e como se inicia o processo de socialização, a partir do momento da concepção, a criança passa a receber influências maternas e do meio externo, iniciando assim esse processo de socialização, que perdura pelo resto da vida.

Com este projeto de interação pedagógica temos que transformar o ambiente escolar com uma abordagem fundamentada na cultura de aprendizagem,sempre com diversas necessidades e estratégias. Ao realizar o Estágio foi constatado a necessidade de intervir junto ao problema na escola onde é fundamental o respeito e o diálogo revendo os valores de cada ser humano. A instituição é a escola Drumom de Andrade situada na cidade e Municipio de Douradina- Paraná, onde a alunos com dificuldade de aprendizagem e sempre respeitado-os como individuo no seu processo e visando como frutos sua positiva ação em sociedade estabelecendo um vinculo afetivo entre adultos e crianças fortalecendo seu auto estima e reconhecendo seus valores.

1- PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

No espaço escolar observa-se a ausência de aprendizagem em suas multiplas aparições.

Fomentando uma discussão a respeito dessa temática, avalia-se o papel do docente e da escola diante dessa demanda tão gritante na atualidade.

Existe constantemente situações na escola e isso gera um questionamento polêmico nos dias atuais. A escola é um reflexo da sociedade, vemos problemas sociais que já ocorrem dentro do contexto escolar de maneiras diversas onde a escola reage como agente de transformação desse ambiente distorcido em que os problemas estão a solta, buscando direcionar as crianças desde das mais tenra idade.

Sabe-se que o problema de aprendizagem ja existe dede os primórdios que com certeza tambem pode ser filtrada ao ponto de se tornar frágil diante de qualquer decisão.

Observa-se um contexto onde alguns dos alunos sofre uma violência pisicológica onde acarreta dificuldades no aprendizado e outros por si próprio há falta de interesse.

Na escola Municipal Drumom de Andrade trabalha uma pedagoga e uma Pisipedagoga, alem dos professores, onde a pedagoga tem o papel de orientar, coordenar e intervir nos problemas disciplinares e acompanhamento no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os docentes realizam tarefas no intuito de desenvolver as habilidades cognitivas de acordo com a faixa etária das crianças; além de cuidados como higiene pessoal, alimentação e bem estar em geral.

A princípio a abordagem seria com os professores para levarmos ao conhecimento dos mesmos as orientações do projeto que será realizado, buscando parceria com os docentes. As salas de crianças com 04 anos seria a primeira a receber o projeto de intervenção, por já estarem finalizando a educação infantil com o objetivo de ingressar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Os objetivos deste projeto é proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização; propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da aprendizagem.

Diante da necessidade de mudanças no ambiente escolar, as expectativas dos profissionais são excelentes, estão demonstrando boa vontade e otimismo diante dos resultados que virão e se disponibilizando para atuarem frente as demandas do projeto designado.

Diante da problemática descrita tem que intervir como; refletir com os docentes a amabilidade com relação as crianças e demais colegas de trabalho.

costumo referir-me ao desenvolvimento infantil como uma jornada que pode ser seguida por diversos caminhos. para Piaget e os teóricos neopiagetianos, as crianças fazem a jornada sozinhas. certamente influenciam a direção que as crianças tomam, mas estas são vistas como aventureiros- exploradores solitários abrindo caminhos para ousadia,certamente o desenvolvimento acarreta uma aprendizagem onde as crianças avançam quando há uma colaboração de outros que são mais habeis, progridem quando andam de mãos dadas com parceiros especialistas.

2- REFÊRENCIAL TEÓRICO

Nos primeiros anos de vida, a criança se socializa no ambiente familiar, onde os pais e se for o caso os irmãos constituem seu núcleo central e único de refêrencia,nesse período para a criança em desenvolvimento não existem outras realidades se não aquela vivenciada por ela no dia a dia, é na relação entre as pessoas e os demais componentes do ambiente em que vive a criança adquire o respeito por si própria, sem a qual dificilmente consegue respeitar os outros.

A proposta deste eixo temático é discutir a importância da construção de valores, habilidades e atitudes na infãncia,a importância do estudo, da sociedade e da natureza em formação para a cidadania.

A violência pisicologica tambem tem se tornado um dos problemas sério nas escolas,onde tem se tornado preocupante a falta de interesse do aluno ou sua dificuldade própria,percebe-se que ha uma grande intervenção da familia,hoje na sociedade existe um grande tipo de agressividade pisicológica que tem matado dentro da criança o desejo de ir para escola e quando obrigado chega até a sala de aula desanimado, angustiado as vezez pela convivência que teve em casa, me refiro a familias que vive em conflito familiar sempre colocando em jogo as crianças e sabemos que através da violência pisicologica pode ser gerada tambem a violência fisica. O desafio para o educador é estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com