TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI MAGAZINE LUIZA S.A.

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.456 Palavras (18 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA EAD – POLO CAJAMAR SÃO PAULO

ALUNOS:ELIANE RIBEIRO BONFIM DA SILVA RA: 1882025

LUIZ ROBERTO PALU RA: 1623479

CAROLINA DA SILVA DIAS RA: 1890005

PRISCILA LEMOS GARCIA RA: 1887496

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

MAGAZINE LUIZA S.A.

SÃO PAULO

2019

ALUNOS: ELIANE RIBEIRO BONFIM DA SILVA RA: 1882025

LUIZ ROBERTO PALU RA: 1623479

CAROLINA DA SILVA DIAS RA: 1890005

PRISCILA LEMOS GARCIA RA: 1887496

Trabalho acadêmico multidisplinar PIM VI, consiste em desenvolver um estudo de caso das disciplinas: Formas de Financiamento, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável. Baseada na Empresa de capital aberto Magazine Luiza S.A.

Orientador:

SÃO PAULO

2019

ALUNOS: ELIANE RIBEIRO BONFIM DA SILVA RA: 1882025

LUIZ ROBERTO PALU RA: 1623479

CAROLINA DA SILVA DIAS RA: 1890005

PRISCILA LEMOS GARCIA RA: 1887496

Trabalho acadêmico multidisplinar PIM VI, consiste em desenvolver um estudo de caso das disciplinas: Formas de Financiamento, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável. Baseada na Empresa de capital aberto Magazine Luiza S.A.

Orientador:

Aprovado em:

Assinatura:_________________________________

Assinatura:_________________________________

Assinatura:_________________________________

SÃO PAULO

2019

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a Deus por nos dar a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. E a família por nos auxiliares dar apoio nas horas mais difíceis.

AGRADECIMENTOS

Ao grupo que se dedicou no desenvolvimento do trabalho mesmo com a distância, onde adquirimos ideias e conhecimentos que nos ajudam interagir, em novos aprendizados.

RESUMO

Desenvolvido em formato de Projeto Multidisciplinar (PIM), este trabalho tem como objetivo apresentar o conhecimento adquirido no decorrer do bimestre estudado. É baseado em fundamentação teórica e conhecimentos adquiridos durante o curso. Em Fontes de Financiamento poderemos ver como a empresa administra o seu capital, e como identifica a melhor forma para. A disciplina controladoria nos mostra como são geradas e informações fiscais e como ela ajuda na tomada de decisões. Em Desenvolvimento Sustentável vamos apresentar formas que a empresa encontra de ajudar o meio ambiente.

Palavras-chave: Formas de Financiamento, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável.

ABSTRACT

Developed in a Multidisciplinary Project (PIM) format, this paper aims to present the knowledge acquired during the bimester studied. It is based on theoretical foundation and knowledge acquired during the course. In Funding Sources we can see how the company manages its capital, and how it identifies the best way to. The controlling discipline shows us how tax information is generated and how it helps in decision making. In Sustainable Development we will present ways that the company can help the environment.

Keywords: Forms of Financing, Controllership and Sustainable Development.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO                                                                                              8

2.  DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL                                                           9

1.INTRODUÇÃO

O PIM (Projeto Multidisciplinar Integrado) consiste em abordar os temas estudados no bimestre, que neste que apresentamos, o PIM VII, serão: Fonte de Financiamento, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável.

O cenário competitivo e exigente está levando as empresas a aperfeiçoarem suas práticas de gestão corporativa. Em se tratando de empresas, o financiamento é um dos pontos importantes na vida do empreendedor. A capacidade de conseguir a captação de dinheiro é o que pode separar, dentro de uma organização, o que é apenas uma boa ideia, de um negócio de sucesso.

Em formas de financiamento é possível mostrar como as empresas podem administrar seu capital de giro para financiar novos projetos no curto, médio e longo prazo. Para tal, as empresas devem ter em mente a elaboração de um plano de negócios bem estruturado, no qual deverá ficar patente qual forma de financiamento será adotada.

Conforme definição de Peleias (2002, p.130), “ a Controladoria é definida como uma área da organização à qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. ”

A controladoria tem um papel fundamental na administração da empresa, pois ela disponibiliza instrumentos que os gestores podem utilizar e obter um desempenho qualificado, possibilitando a sobrevivência nesse ambiente competitivo. Todo o trabalho é para melhorar a gestão do negócio. Sua aplicação dentro de uma organização proporciona benefícios concretos no diz respeito a planejamentos e, principalmente, a resultados.

        A industrialização provocou alta concentração populacional, consumo excessivo e contaminação dos recursos naturais, bem como desflorestamento. A partir de 1960, a intensificação do crescimento econômico mundial agravou e evidenciou tais problemas. A preocupação com a preservação do meio ambiente a partir da década de 1970 criou uma série de exigências às atividades potencialmente poluidoras.

É uma tarefa difícil conciliar interesses tão conflituosos, mas no decorrer dos nossos estudos por meio deste livrotexto e de materiais sugeridos, ficará mais fácil e interessante pensarmos no nosso planeta e nos nossos negócios. Mostraremos nesse trabalho como a empresa Magazine Luiza SA adota medidas para amenizar os impactos criados no meio ambiente.

2.DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

O sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo, fez nascer a rede de varejo Magazine Luiza S.A. Para escolher um novo nome para a loja de presentes adquirida por eles em 16 de novembro de 1957, os fundadores criaram um concurso cultural numa rádio local, convidando os clientes a participar com sugestões. E, como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes escolheram o seu nome. Assim surgia o Magazine Luiza. Inovação e comunicação transparente sempre nortearam os princípios da Companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (565.4 Kb)   docx (644.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com