TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)  ESTATÍSTICA

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Ciências Contábeis

Polo Joana Angélica

Augusto Faria RA: 412383

Francisco Faria RA: 406360

Radmila Silva RA: 438212

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

 ESTATÍSTICA

Profa. Renata M. G. Dalpiaz

Tutora Presencial

Profª Caroline

Salvador 22 de setembro 2014

Augusto Faria RA: 412383

                 

Francisco Faria RA: 406360

Radmila Silva RA: 438212

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

ESTATÍSTICA

Atividade prática supervisionada apresentada à Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito para obtenção de nota da matéria de estatística.

Salvador 22 de março 2014

SUMÁRIO

1 - INTRUDUÇÃO                                                                                4

2 – DEFINIÇÕES DE ESTATÍSTICA                                                        5

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar, compreender e relacionar o surgimento da estatística e da teoria de probabilidade. A estatística é definida como uma ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais e por este motivo tem aplicação em quase todas as atividades humanas.

É integrada no campo das ciências exatas, a estatística geralmente faz parte dos departamentos de Matemática das universidades e tem uma estreita relação com esta disciplina. Mas essa relação entre estatística e matemática não apresenta consenso na literatura.

Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a estatística pode nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões diárias e são baseadas em informações incompletas, e pessoas com diferentes formações, devemos decidir com segurança na própria vida profissional, a segurança proporcionada pela estatística, cujo objetivo é auxiliar as tomadas de decisões em face de incertezas, justificando-as cientificamente, analisando números, constatando relações, para que tudo saia a partir dai uma amostra para as tomadas de decisões acertadas em relação ao que temos de decidir.

“Não podemos escapar dos dados, assim como não podemos evitar o uso de palavras. Tal como palavras, os dados não se interpretam a si mesmos, devem ser lidos com entendimento. Da mesma maneira que um escritor pode dispor as palavras em argumentos convincentes ou frases sem sentido, assim também os dados podem ser convincentes, enganosos ou simplesmente inócuos. A instrução numérica, a capacidade de acompanhar e compreender argumentos baseados em dados e é importante para qualquer um de nós. O estudo da estatística é parte essencial de uma formação sólida”.  – Moore (200).

2- DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA

É uma ciência e a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomadas de decisões.

3- RAMOS DA ESTATÍSTICA

  1. A Estatística Dedutiva – também conhecida como Estatística Descritiva, ela se encarrega de escrever o conjunto de dados desde a elaboração da pesquisa até o cálculo de determinada medida.
  2. A Estatística Indutiva – ou Estatística Inferencial, que está relacionada a incerteza. Inicia-se no cálculo das probabilidades e se desenvolve por toda a área da inferência.

  1. - A ESTATÍSTICA PODE SER:

4.1- ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Variáveis – É convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.

*Quantitativa - Pode ser Nominal e Ordinário.

* Normal: Quando seus valores são expressos por atributos. Exemplos: cor dos olhos. Da pele, do cabelo, religião, sexo, etc.

* Ordinal: Quando a pesar de não poder ser medida, a variável segue uma ordem. Exemplo: escolaridade, patente, cargos dentro de uma organização ou empresa;

     *Quantitativo: Quando as variáveis são expressas em números, e podem ser:

  * Discretas: Resultam de um conjunto enumerável de valores, aceitando apenas os números inteiros. Exemplo: número de filhos, quantidade de cursos de uma faculdade, etc.

  * Contínuas: Quando uma variável pode assumir qualquer valor entre os dois limites ou valores decimais. Exemplo: faixa etária, horas, temperatura, etc.

      4.2.  POPULAÇÃO, AMOSTRA e AMOSTRAGEM.

        População: É o conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum.

         Amostra: Considerando a impossibilidade, na maioria das vezes do tratamento de todos os elementos da população, necessitaremos de uma parte representativa da mesma. Esta porção da população é chamada de amostra.

        Amostragem: É uma técnica especial para recolher amostras que garante, tanto quando possível, o caso na escolha, de modo a garantir à amostra o caráter de representatividade.

4.3. SÉRIES ESTATÍSTICAS: Uma série estatística define-se como toda e qualquer coleta de dados estatísticos referidos a uma ordem de classificação: Quantitativo. Em um sentido mais amplo, Série – É uma frequência de números que se reflete a certa variável.

Obs.: caso estes números expressam dados estatísticos a série e é chamado de série estatística. Em um sentido mais restrito, diz-se que uma série estatística é uma sucessão de dados estatísticos referidos a caracteres quantitativos.

  • Para diferenciar uma série estatística de uma da outra, temos que levar em considerações três fatores.
  1. A Época - (fator temporal ou cronológico) a que se refere o fenômeno analisado;
  2. O Local – (fator especial ou geográfico) onde o fenômeno acontece;
  3. O Fenômeno – (espécie do fator ou fator especifico) que é descrito.

Tipos de série Estatística: Existem quatro nos tipos de serie estatísticas a variação de um dos fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com