TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra: O Positivismo Jurídico Legitimou o Nazismo?

Por:   •  10/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Palestra: O Positivismo Jurídico Legitimou o Nazismo?

Palestrante (s): Sr. Dr. Rodrigo Borges Valadão, Diretor da ESAP, Procurador do estado do Rio de Janeiro.

O palestrante começa apontando uma das confusões feitas no direito, mostrando que as críticas ao positivismo acabam transformando ele em algo que não é (ceticismo ético, lei é lei e assim deve ser aplicada, ideológico), quando na verdade ela é um teoria que vem pra descrever o que o direito é, ou seja, aquilo que foi decidido ou praticado mesmo que não concordemos, temos que aceitar que aquilo é o direito. Após citar Kelsen e Ministro Barroso, é mostrado que ao invés de falar sobre o positivismo foi feita uma caricatura, porém nenhum positivista jamais falou que inexiste relação de imoral e direito e que para definir oq o direito é, essa conexão não é necessária e que no ato de criação do direito os valores morais são levadas em consideração, nenhum positivista nega isso.

Após essa breve explicação do positivismo o palestrante nos mostra como a Alemanha, traumatizado pela guerra, começou a se perguntar como que a degeneração do direito chegou a tal ponto, e a resposta foi “a culpa é do positivismo”, havendo assim os ataques ao positivismo. Começa então essa ideia de querer regenerar o direito.

Liberalismo continua ser um pauta que se impõe, mesmo não sendo estabelecido algumas pautas conseguem avançar. O positivismo começa surgir nesse momento com a ideia de constituição, vale ressaltar que podemos chamar de tardia, enquanto no Estados Unidos ja havia constituição, na Alemanha só veio a ser produzida no meado do século XIX. A partir de agora a tarefa não era mais declarar o direito e sim sistematizar e interpretar o direito positivo imposto e criado previamente por uma entidade política. Assim surge o primeiro positivismo na Alemanha o Positivismo Estatutário que é quando o positivismo surge como uma teoria consciente de si mesmo, desgruda da teoria do estado. Surge então a constituição de Weimar que é onde há uma grande variedade de direitos liberais e direitos sociais, porém não era muito aceita pela população e era tida como fraca, não resolvia os problemas, a sociedade em crise, então começou o movimento de repensar o que é o estado. Começa uma disputa metodológica, uma ideia de repensar os fundamentos da teoria do estado que contou com 4 grandes nomes Kelsen, Schmitt, Smend e Hells, enquanto Kelsen queria construir uma ciência jurídica genuína, uma teoria jurídica e não direito purificado, uma teoria que tivesse endereçado na tendência de entender o que o direito é e aproximar o direito para o resultado ideal de toda ciência: objetividade e exatidão. Os outros diziam que na verdade é necessário repolitizar a teoria política e estabelecer um controle, uma unificação que de poderes para acabar com a bagunça.

Após ler o texto “Em Defesa da Democracia” de Hans Kelsen, assim o palestrante faz a seguinte citação “Hans Kelsen o judeu, positivista, escreveu em 32 como o requién para a democracia de Weimar e esse cara é tido como o teórico que legitimou o Nazismo”.

Havia uma única forma de se ver o estado que era anti republicana, anti democrática, baseado em uma fictícia homogeneidade. Todos os principais positivistas se opuseram ao regime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com