TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da palestra. Tema: Empreendedorismo

Artigo: Relatório da palestra. Tema: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA PALESTRA

Tema: Empreendedorismo

Palestrante: Simone (Empresa Maxi Toner)

No dia 26 de março de 2013, numa terça-feira, na Faculdade Anchieta em São Bernardo do Campo na sala 304, 3º andar, foi realizada uma palestra, cujo o tema é o empreendedorismo, a palestrante convidada se chama Simone empresária da empresa Maxxitoner de informática toner e cartucho e uma loja de roupas Donna Gabi que tem como sócio seu irmão, formando assim uma organização familiar.

Simone iniciou a palestra contando um pouco de sua historia de vida pessoal e profissional. Falou um pouco de cada etapa que precisou vencer ate chegar onde está hoje e provou assim que não ter condições financeiras não nos impede de atingir nossos objetivos e que podemos retirar conhecimentos das coisas mais simples, dos acontecimentos mais adversos em nossas vidas. Ela nos contou momentos de sua vida em que não se tinha nem mesmo o básico para sobreviver. Veio de família pobre e suas oportunidades tiveram que ser criadas por ela, Simone conseguiu apreender com dedicação ao trabalho, e o contato com pessoas, não teve muitas chances de estudo, porém aproveitou todo o conhecimento que adquiriu em todas suas oportunidades de emprego. Nunca desistiu mesmo que fosse necessário começar de novo, vendeu sanduíche na praia, sempre inovando tendo uma visão ampla ao seu redor, até mesmo no negócio de sanduíches, fez sucesso ganhando um bom dinheiro.

Por ser dedicada ao trabalho era sempre observada por pessoas que lhe abriram portas para melhores chances de reconhecimento profissionais e financeiras, cada vez mais interessada em crescer, aproveitou todas as ocasiões que apareceu em sua caminhada. Simone trabalhou em várias empresas de vários segmentos, pode conhecer o funcionamento de todos os departamentos, criando um ótimo projeto para uma das empresas que trabalhou a qual mudou seu funcionamento, aumentando as vendas. Isso à vez crescer como pessoa e profissional adquirindo confiança em si mesma. Com toda essa experiência, principalmente em lidar com pessoas a ajudou muito. Atualmente possui uma empresa de toner que obteve sucesso por um tempo, mas que vem passando por problemas com o mercado, Simone já observou que poderia perder dinheiro com isso, e pensou em mudar o ramo de atividade para papelaria, assim evitando a quebra da empresa por não ter mais clientes que utilizam seu serviço de toner. Juntamente com Maxxitoner ela toca a Loja de Roupas Donna Gabi com seu irmão em Santo André.

Nesta palestra, se pode observar que um bom empreendedor tem visão sistêmica, possui intuição de observar o problema antes que ele aconteça, evitando muitas vezes o fechamento precoce de sua empresa.

A palestrante nos passou a visão de um todo, explicando que não se consegue solidez, crédito, durabilidade de um dia para o outro, nenhuma organização vive somente de alegrias e ganhos temos perdas também que devemos saber administrar e retirar o aprendizado da situação, para que o problema não se repita. Errar é humano persistir no erro para as novas empresas é suicídio. Baseado em pesquisas feitas pelo Sebrae o índice em 2010 foi de 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. Em relação a 2009, este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com