TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos para pesquisar criatividade, motivação e comunicação na empresa

Seminário: Passos para pesquisar criatividade, motivação e comunicação na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Esta avaliação a distância é composta de uma questão que possui três passos. O primeiro você já resolveu na atividade do nosso tópico de estudos 2, presente no Eva. Em seguida, é só continuar e resolver também o 2º e 3º passos dessa avaliação.

Com base nos textos lidos e nos vídeos sugeridos em nossa Unidade de Aprendizagem no que se refere à criatividade, motivação e comunicação, realize uma pesquisa em alguma empresa que você conheça, conforme os seguintes passos.

1) Realize uma pesquisa em uma instituição – de preferência com alguém da direção ou do departamento de Recursos Humanos -, levantando os dados conforme seguinte roteiro: (3,0 pontos)

Dados de Identificação da empresa:

Nome da empresa/instituição.

Ramo de atividade da empresa/instituição:

Tempo de existência da instituição:

Número de colaboradores (pode ser um número aproximado):

Questões:

Quais meios de comunicação são utilizados pela instituição com seus colaboradores?

A instituição possui programas/ações de motivação para o trabalho? Se sim, quais?

Quais estratégias são realizadas na instituição para o estímulo da criatividade?

Importante: escreva as respostas exatamente como foram ditas pelo(a) entrevistado(a), no momento da entrevista.

R- A Empresa avaliada foi a PricewaterHouserCoopers (EYT), firma de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil, financeiras e econômica, fundada em Londres em 1912 com sede no Brasil desde 1948. No Brasil o número de colaboradores é cerca de 3 mil funcionários espalhados em 17 escritórios em todo o Brasil.]

Indagamos a Sra. Paulo Brasil (Gerente administrativa e de pessoal do escritório de Curitiba-PR), onde os meios de comunicação utilizados pela EYT com seus colaboradores são:

- Intranet onde contem todas as políticas, procedimentos e principalmente o código de conduta, disponíveis a qualquer momento para seus colaboradores;

- E-mail tempestivos com possíveis mudanças que possam que ocorrido da firma;

Com relação a programa de motivação para o trabalho, a EYT possui programa de Participação dos Lucros que visa motivar os funcionários dando um bônus anual dependendo da performance do mesmo.

A Sra. Paulo Brasil informou que anualmente a firma realiza uma pesquisa de clima organizacional buscando identificar os principais problemas e entraves da firma. Para os problemas mais críticas são realizadas ações no decorrer do ano visando a melhoria do clima de trabalho. A Sra. Paulo Brasil comentou que em alguns anos essas ações de melhoria não vem gerando efeitos eficazes, onde o giro de funcionários vem cada ano aumentando mais.

Adicionalmente a EYT busca realizar programas para desenvolver a criatividade de seus funcionários agregando valor aos serviços prestados pela Price. Esses programas visam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, as ideias são enviadas pelos funcionários onde as melhores são premiadas com Tables, viagens, entre outros presentes.

2) Escreva um texto, de aproximadamente 10 linhas, contendo as respostas a essas questões e sua análise crítica sobre as mesmas, com base nas leituras, vídeos e atividades realizadas em nossa Unidade de Aprendizagem, assim como em sua experiência. A proposta é uma síntese do que foi pesquisado, incluindo sua análise (O que você pensa sobre as respostas? A instituição faz o suficiente? O que falta? etc). (3,5 pontos)

R- Acredito que a EYT realizada as técnicas mais avançadas de gestão de pessoas e motivação, vale ressaltar que a PLR, pesquisa de clima organizacional são ferramentas bastantes importantes na motivação dos funcionários. Contudo em decorrência de ser uma empresa basicamente formada por jovens (que atualmente vem cada vez mais exigindo de seus empregadores), acredito que somente essas medidas não são suficientes para motivar os jovens. Acredito que a EYT poderia ampliar os programas de intercambio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com