TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portgolio

Por:   •  20/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Fontes de energia

  • Petróleo:
  • Não é considerado renovável, pois sua formação não ocorre em tempo de vida humana;

O petróleo é refinado, pois é importante isolar os elementos que o compõe este processo é denominado refino e ocorre nas refinarias.

Principais reservas e produtores: As mais importantes reservas no mundo são: Oriente Médio (60%), Canadá, EUA, Rússia, China e Venezuela. Os principais produtores são: Arábia saudita, EUA, Irã, China, México e Canadá.

  • Nem sempre quem tema a maior reserva possui a maior produção

Boa parte do comércio marítimo é devido ao transporte de petróleo dos locais produzidos para os locais consumidores, mas existem também os oleodutos. A poluição que o petróleo gera não é somente quando ele é queimado, pois o transporte acaba poluindo também.

Geopolítica: Até 1960 existiam “as sete irmãs”, que eram as sete grandes petrolíferas e elas controlavam grande parte da exploração e comercialização do petróleo. Os países menos beneficiados se juntaram e formaram a Opep – Organização dos Países Exploradores de Petróleo - composta por: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Nigéria, Líbia, Argela, Angola, Venezuela e Equador.

A Opep tinha o objetivo de estabelecer um preço comum e estabelecer uma cota para evitar a superprodução. A Opep se fortaleceu devido a grande importância do petróleo e por causa da diminuição das reservas mundiais.

Na guerra em que os EUA apoiaram Israel a Opep aumentou os preços e reduziu o fornecimento.  Causa o choque o petróleo de 1973. Com isso as sete irmãs foram favorecidas. O Brasil foi um dos países que mais sofreu com a crise.

O Oriente Médio vive em guerras devido a grande quantidade de petróleo existente em seu território.

  • Gás natural (não renovável):

É encontrado junto com o petróleo, mas apresenta algumas vantagens: menos poluente, reservas duram mais e encontram-se mais bem distribuída (só que a Rússia e Estados Unidos

  • Carvão mineral (não renovável):

Principal energia da primeira Revolução Industrial.  O carvão é formado a partir de sedimentação e decomposição em condições de baixa quantidade de oxigênio. Com o encarecimento do petróleo na década de 1970 o carvão passou a ser mais utilizado. Dos combustíveis fósseis este é o mais abundante a China corresponde a 40% da produção. A exploração pode ser realizada a céu aberto ou em minas subterrâneas que é mais caro. É usado para geração de energia em usinas termelétricas, é usado nas industrias,

  • Energia Nuclear

Gerada a partir de fissão nuclear. rInvestimentos em usinas termonucleares sustentaram a crise do petróleo. Os EUA lideram a produção, mas os países dependentes deste tipo de energia são a França, Lituânia, Bélgica, Bulgária, Eslováquia e Suecia. Riscos ambientais são: aquecimento da água do mar, fuga de radiação e de dejetos radioativos. Tem ainda o fato de que as armas nucleares estão sendo cada vez mais utilizadas.

  • Energia Hidrelétrica

A energia é a energia mecânica produzida pela queda d’água e suprem 16% da energia das necessidades mundiais. Os países que possuem grande potencial hidráulico são: EUA, Canadá, Brasil, Rússia e China. Fonte renovável e não poluentes, porém provoca grande impacto ambiental, pois a inundação destrói extensas áreas vegetais e o desvio do ciclo da água provoca danos à vida aquática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com