TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidencialismo de coalizão

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

________________________________________________________________________________________

Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

PROJETO DE ARTIGO

CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL

TURMA: 2° SEMESTRE - MANHÃ

SÃO PAULO

2016

Tema: Logística Reversa

Delimitação do tema: E- Commerce, empresa Netshoes

Justificativa:

As compras online fazem parte do universo de consumo atual, tudo se compra pela internet hoje em dia e dentro e fora do País, a logística é parte fundamental para que as compras cheguem até seus consumidores e para manter a credibilidade da empresa.

A proposta desta pesquisa é avaliar o problema ligado ao processo de troca de produtos comprados no Grupo Netshoes, entender a logística reversa e conhecer cada passo do processo, da abertura até sua conclusão, o foco maior será a conclusão e devolução para o cliente, a própria logística reversa, com isso buscaremos possíveis soluções para as reclamações ligadas a esse processo.

Sendo assim, o tema proposto é interessante para entendermos o universo do e-commerce no país, os processos de logística e logística reversa somente nesse seguimento. O assunto é interessante pois a logística reversa tem algumas peculiaridades, e a pesquisa pretende evidenciar como o processo se desenvolve e como todos os envolvidos são partes importantes para que tudo ocorra de forma prática, com eficiência e eficácia.

A escolha do tema foi não somente pelo fato de os envolvidos na pesquisa atuarem na área de e-commerce e logística, mas também por que todos realizam compras online e são afetados pela logística reversa. O tema enriquecerá o conhecimento e vai contribuir para o desenvolvimento profissional e social dos pesquisadores.

Esse trabalho se justifica pelo fato de que a logística reversa é um processo em pleno desenvolvimento, nosso país ainda não tem pleno domínio sobre o assunto e muitos profissionais da área, estudantes, pessoas pesquisadas e os pesquisadores ainda não conhecem plenamente o processo, e essa pesquisa nos dará o conhecimento necessário para atuação na área de logística, e-commerce e Gestão.

Objetivo: Pesquisar as causas do atraso no atendimento ao cliente, nas devoluções de mercadoria, após a realização de troca de produtos.

Problema: Quais são as causas do atraso ao atendimento ao cliente, nas devoluções de mercadoria, após a realização de troca de produtos.

Hipótese: estudo sobre como melhorar o atendimento ao cliente e agilizar a devolução do produto.

Referencial teórico:

O que é logística reversa?

É uma área da logística que cuida dos produtos que retornam para sua origem para ter um devido fim. Estamos acostumados com logística reversa e não percebemos. Por exemplo, a marca Coca-Cola utiliza o retorno da embalagem para o cliente poder pagar apenas o líquido que compra ou quando adquirimos um produto da qual, após a entrega, percebe-se que está danificado e precisa ser devolvido para a loja. Faz parte da responsabilidade logística segundo Ballou:

Serviços ao cliente, previsão de demanda, comunicações de distribuição, controle de estoque, manuseio de materiais, processamento de pedidos, peças de reposição e serviços de suporte, escolha de locais para fábrica e armazenagem (análise de localização), embalagem, manuseio de produtos devolvidos, reciclagem de sucata, tráfego e transporte, e armazenagem e estocagem (BALLOU, 2006, p. 31).

A logística reversa tem por objetivos planejar, implementar e controlar o retorno ou recuperação do produtos, a redução de matérias, a reparação de produtos fazendo - os retornar ao ciclo os bens de pós venda e de pós consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros (LEITE, 2005, p. 16-17)

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS VENDA

É o produto que retorna a cadeia de distribuição direta e não foi usado ou foi pouco usado.

Denominamos logística reversa de pós-venda a área específica de atuação da
logística reversa que se ocupa do planejamento, da operação e do controle do
fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda,
sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam pelos elos da
cadeia de distribuição direta.

(LEITE, 2009, p.187)

De maneira geral, três fatores estimulam o retorno de produtos: consciência cada vez maior da população para a necessidade de reciclar e de se preocupar com o meio ambiente; melhores tecnologias capazes de reaproveitar componentes e aumentar a reciclagem; questões legais, quando a legislação obriga que as empresas recolham e deem destino apropriado aos produtos após o uso.

Estes produtos tendem a retornar por diversos motivos tais como: Avaria, Erro na expedição ou garantia dado pelo fabricante. O maior objetivo da logística é agregar valor pois os produtos devolvidos serão inseridos novamente no mercado seja no mercado primário (produto novo com preço original), mercado secundário (ponta de estoque, por exemplo).

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO

Diferente do item anterior, a pós-consumo cuida dos produtos no fim de vida útil. Seu objetivo é o de agregar valor a um produto logístico constituído por bens inúteis ao proprietário original, ou que ainda possuam condições de utilização, por produtos descartados por terem atingido o fim de vida útil e por resíduos industriais.

Com o aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força. Além de contribuir legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz. Há exemplos de reciclagem que já são práticas comuns: latas de alumínio, garrafas pet, papel, dentre outros.

E-Commerce

E-commerce é a abreviação de electronic commerce, cuja tradução é comércio eletrônico. É um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial através da Internet. No sentido mais comum, é o comércio realizado através de ferramentas com grande tecnologia de informação e comunicação. É caracterizado por transações de negócio a negócio, negocio a consumidor e organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com