TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Administrativos

Tese: Princípios Administrativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Tese  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Administração

É um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização. O conceito apresentado pode ser encarado como principio básico do ato de administrar.

O campo da administração é integrativo, por natureza, trazendo aspectos relevantes de outras disciplinas e, ao mesmo tempo, desenvolvendo seu próprio conjunto de conceitos.

Como concepção de carreira apresenta variedade de interesses e desafios dentro de cada área funcional: marketing, finanças, recursos humanos, produção.

Princípios Administrativos

Os princípios estabelecidos para a administração, no início do século XX, definiam uma administração rígida e centralizada. O objetivo principal da organização era produzir mais e com maior eficiência para que o lucro fosse maior. Com o passar dos anos, novas variáveis e premissas apareceram. Hoje, a administração é feita de maneira mais flexível e a empresa pode ser considerada como uma união de esforços em torno de uma serie de metas e objetivos. Abaixo alguns princípios modernos:

• Todos os membros da organização participam da administração, já que estão relacionados com pelo menos uma atividade;

• Com a divisão do trabalho, dividem-se também a autoridade e a responsabilidade de cada um. O poder é conquistado na base da competência, da realização e da interação, e não imposto;

• A valorização do pessoal é feita sem discriminação, uma vez que a organização necessita tanto de pessoal técnico como administrativo;

• Os problemas enfrentados são imprevisíveis, assim toda organização necessita buscar soluções criativas e combinar recursos para isso;

• Os princípios da administração são flexíveis para poder enfrentar novos desafios e problemas;

• Uma organização nunca está fundamentada em torno de apenas um objetivo;

• Nenhuma organização é auto-suficiente para se manter e precisa do intercambio com o sistema em que está inserida.

Administração do Futuro

Os administradores terão que lidar com organizações preocupadas com responsabilidades sociais, por exemplo, programas de expansão de oportunidades de trabalho para grupos minoritários, tais como deficientes físicos.

O desenvolvimento tecnológico provocará aumento no nível educacional da mão de obra. Desafios que permitam ao individuo trabalhar mais motivado surgirão. Maior número de mulheres e de membros minoritários da sociedade na força de trabalho, mudanças sociais e econômicas e intervenção do Estado nas leis são outros pontos importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com