TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

1-O que você entende por solidificação? Qual a relação com o processo de fundição? Ela ocorre de maneira homogênea? Quais as etapas envolvidas?

Solidificação é o processo de verter um fundido em moldes com a finalidade de produzir formas sólidas independentes. A estrutura formada após a solidificação determina as propriedades dos produtos finais, essa estrutura é muito importante nos produtos produzidos por fundição. A solidificação pode ocorrer de maneira homogênea (sem ajuda de agentes externos) ou heterogênea (com ajuda de agentes externos). A solidificação ocorre em duas etapas: _ Nucleação (formação de núcleos estáveis no líquido) _ Crescimento (os núcleos são formados criando cristais e formando uma estrutura de grão).

2-Quais são os tipos de heterogeneidades presentes durante a solidificação?

Físicas: Rechupes, trincas de contração e porosidades.

Químicas: Segregações de impurezas ou elementos de liga.

Estruturais: Refere-se ao tipo, distribuição, tamanho ou natureza dos grãos ou cristais.

3-Explique o processo de fundição. Cite as operações envolvidas.

É o conjunto de atividades usadas para dar forma aos materiais através de sua fusão, liquefação e seu escoamento para moldes adequados para sua posterior solidificação. As operações envolvidas na fundição são: Modelagem, moldagem, macharia (se necessário), fusão, vazamento, desmoldagem e acabamento (rebarbação e limpeza)

4-Quais as vantagens e desvantagens do processo de fundição?

Vantagens: obtenção da peça a partir do metal líquido, sem necessidade de processos secundários de conformação, obtenção de contornos e formas internas e externas complexas, com poucas operações de acabamento, pode ter dimensões ilimitadas, boa adaptação à produção em série, acabamentos e tolerâncias dimensionais variadas.

Desvantagens: Em aços fundidos podem ter elevadas tensões residuais, microporosidade, zoneamento, variações no tamanho de grãos, tais fatores podem resultar em menor resistência e ductilidade.

5-Qual a importância da fluidez no processo de fundição?

Uma alta fluidez garante maior capacidade de reprodução de detalhes e solidificação uniforme dos materiais

6-Quais os tipos de contrações ocorridas durante a solidificação no processo de fundição? Que problemas são causados por elas?

Contração líquida (devido à diminuição da temperatura até o início da solidificação), Contração de solidificação (variação de volume durante a mudança de estado líquido para o sólido), Contração sólida (variação de volume já no estado sólido). As contrações provocam: Vazio de retração ou chupagem (shrinkage) -  internos ou externos, Diminuição dimensional da peça, Trincas a quente e Tensões residuais.

7-O que é modelamento ou modelação? Cite exemplos de materiais utilizados.

É a fabricação do modelo da peça para a confecção do molde. Utilizamos os seguintes materiais: Madeira (cedro, embuia, marfim, peroba, cabreúva), Plásticos (prototipagem rápida), Metal (alumínio) e Gesso.

8-Para que serve um massalote?

Para prevenir contrações na peça que podem gerar custos maiores no produto final.

9-Qual a função de um macho em fundição?

São usados para definir uma cavidade ou espaços vazios no fundido final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com