TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção

Por:   •  10/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO           DISCIPLINA: ADM. FINANCEIRA I

PROF: WESLEY LUCIANO BARROS

AULA 1 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

1.1. A  Administração Financeira e o papel do Administrador Financeiro nas empresas

     A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa.

     A parte essencial da Administração Financeira é a formulação de estratégia empresarial para determinar a utilização eficiente dos recursos, disponíveis a qualquer momento, bem como selecionar fontes mais adequadas de fundos adicionais, que eventualmente possam tornar-se necessários.

    O administrador financeiro desempenha função operacional. É um dos membros da alta administração, incumbido das responsabilidades de planejamento, organização, execução e controle das atividades financeiras. (GITMAN,2001)

    Este profissional desempenha uma variedade de tarefas nas empresas e órgãos governamentais, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

    O bom ou o mau desempenho que o administrador financeiro dá a seus encargos determina o êxito ou o insucesso da empresa.

    O administrador financeiro, segundo ROSS (2002), reúne cinco funções principais no conjunto de suas responsabilidades:

  • Análise financeira em profundidade dos registros e demonstrativos contábeis;
  • Estimativa do movimento de caixa, para o trimestre ou ano seguintes, com o objetivo de determinar o provável grau de liquidez da empresa;
  • Escolha do investimento com maior liquidez e rentabilidade para os excedentes de caixa ;
  • Fornecimento à alta administração de informações relativas às condições financeiras atuais e futuras  como base para a tomada de decisões sobre operações de compra, comercialização e fixação de preços;e
  • Por último e como função mais importante, a elaboração de planos financeiros detalhados para obtenção e utilização de fundos pela empresa, tanto no curto, quanto no longo prazo.

  1. – Oportunidades de carreira em Administração Financeira

Gitman (2002) destaca as seguintes oportunidades para atuação profissional do administrador financeiro:

Analista Financeiro – Responsável principalmente pela preparação e análise dos planos financeiros e orçamentários da empresa, bem como pela preparação de previsão financeira, análise financeira de desempenho baseada em índices e trabalho em conjunto com a contabilidade.

Analista/ gerente de orçamentos de capital – Atua como responsável pela avaliação e recomendação de propostas de investimentos em ativos. Pode envolver-se em aspectos financeiros quanto da implementação dos investimentos aprovados.

Gerente de projetos financeiros – Em grandes empresas, obtém financiamentos para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimentos e assessores jurídicos.

Gerente de Caixa – Responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa. Freqüentemente gerencia os procedimentos de cobrança, os investimentos de curto prazo, as transferências e desembolsos, e coordena os empréstimos de curto prazo, assim como o relacionamento da empresa com bancos.

Analista/ Gerente de crédito – Administra a política de crédito da empresa por meio da análise e avaliação das solicitações de crédito. Concede crédito e monitora a cobrança das contas a receber.

Administrador de fundos de pensão – Em grandes empresas, é responsável pela coordenação dos ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados. Desempenha tanto as atividades de administração de investimentos, quanto contrata ou supervisiona o desempenho dessas atividades, no caso de serem realizadas por terceiro.

1.1.2 – As diferentes funções do contador e do administrador financeiro nas empresas

O contador registra os resultados das atividades econômicas da empresa, enumera todas as receitas, as despesas explícitas e os lucros ou prejuízos resultantes. O administrador financeiro analisa, além de todos estes itens, os custos implícitos.

Enquanto o contador registra somente as variações de valor dos ativos que estão “ de perfeito acordo com os princípios contábeis”, o administrador financeiro analisa a importância de outros fatores, que podem afetar a posição de crédito da empresa, sua capacidade de obtenção de empréstimos, bem como sua avaliação, na eventualidade de uma fusão ou venda.

O administrador financeiro preocupa-se, ainda, com as causas específicas dos lucros ou prejuízos apresentados pela empresa.

O administrador financeiro também é responsável pela avaliação das vantagens financeiras de outras alternativas, além da tomada de empréstimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com