TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Açai

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  3.419 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Administração da Produção e Operação

                               A produção do Açaí

1) Cite as etapas de produção da polpa de açaí , citado no texto, e indique pelas característica produtivas das operações, se elas são de caracter continuo, intermitente ou misto?

 Resposta :

1 Etapa: A matéria prima (açaí) é retirada das regiões  de plantio, para posterior encaminhamento do fruto para cooperativa, nesta fase ainda a colheita é grande a preocupação com não-contaminação do fruto.

2 Etapa: Já na cooperativa este feito processamento através de técnicas de produção que permite que o manuseio do fruto não sofra contaminação.

3 Etapa:   No processo de produção da polpa o fruto passa por uma  lavagem preliminar .

4 Etapa: Feita a lavagem, o fruto é transportado por uma esteira até o local  da segunda lavagem, com uma solução a base de cloro para a esterilização do fruto.

5 Etapa: Depois desse processo os frutos são encaminhados por outro sistema de esteira até despolpadeira, onde separa a polpa do caroço neste processo é feito o controle de qualidade, .

6 Etapa: Estando em conformidade a polpa segue para retirada através de uma bomba e encaminhada á maquina que irá realizar a pasteurização

7 Etapa:  Depois deste inicia-se o empacotamento da poupa por uma maquina , através de sucção do produto, esse procedimento é realizado do envasamento da polpa de açaí em saco de 1 kg, e condicionado em cesto plástico.

8 Etapa: Esse são enviados á câmara frigorifica, a uma temperatura de -30, sendo armazenado até o momento de comercialização.

Tais etapas são de caráter contínuo.

2) Quais são os recursos de transformação e quais os recursos transformados no processo de produção da polpa de açaí citado no texto?

Reposta:

  • Recursos de Transformação:  Esteiras, despolpadeira.

  • Recursos Transformados:  Açaí.

3) Exemplifique pelo modelo entrada (input) - transformação - saída (output) a produção da polpa de açaí citado no texto.

Resposta:

  • Recursos de transformação: Esteiras, Despolpadeira
  • Recursos a transformar:  Açaí                                              
  •      Processo de transformação: Separação da polpa  
  •      Produtos/Serviços: Sorvete, Milk- shakes, Refrigerantes, Suco

4)Segundo o texto quais são os ( output) saídas gerados pelo fruto do açaí.

   Resposta:

    Parte da polpa do açaí congelada é destinada para produção de bebidas (refrigerante durante a entressafra da fruta. A outra parte é destinada para a comercialização da  polpa para o mercado externo e interno. A polpa também é transformada em suco, sorvete, milk - shake.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com