TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as limitações da análise horizontal?

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 10

Gabarito - Exercícios Teóricos Aulas 4 e 5

  1. Quais são as limitações da análise horizontal?

A análise horizontal não pode ser utilizada quando o item do exercício base é igual a zero. Nesse caso o índice-base não serve de padrão, pois os não possível dividir por zero. Também não podemos utilizar a análise horizontal quando o item do exercício base é igual a número negativo, variando para positivo no exercício seguinte e vice-versa, pois nesse caso a variação não fará sentido.

  1. Cite as contas referenciais sobre as quais são calculadas as participações percentuais de cada conta do Ativo, Passivo e DRE na análise vertical.

ATIVO => Ativo Total

PASSIVO => Passivo Total (Passivo Circulante + Passivo Ñ Circulante + PL)

DRE => Receita Operacional Líquida

  1. Defina o que é avaliado pelos índices de liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade.

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

Índices de Endividamento (ou estrutura de capital) revelam o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa.

Os índices de atividade revelam a velocidade com que variadas contas são convertidas em vendas ou caixa.

Os índices de rentabilidade ou lucratividade avaliam a situação econômica da empresa independente do tamanho da mesma

  1. Indique a finalidade e como avaliar os índices abaixo:

  1. Liquidez Corrente

Mede a capacidade da empresa em saldar seus débitos em curto prazo. Em geral quanto maior, melhor. Além disso, temos que quando este índice é:

Maior que 1: o resultado indica que há folga nos recursos disponíveis em curto prazo para uma possível liquidação das obrigações de curto prazo.

Igual a 1: indica que os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

Menor que 1: indica que não haveria recursos suficientes no curto prazo para quitar as obrigações em curto prazo, caso fosse preciso.

  1. Liquidez Imediata

Revela a porcentagem das dívidas em curto prazo (circulante) em condições se serem liquidadas imediatamente. Em geral considera-se que quanto maior melhor, porém esse quociente é normalmente baixo pelo pouco interesse das empresas em manter recursos monetários em caixa, ativo operacionalmente de reduzida rentabilidade.

  1. Liquidez Seca

Mede a capacidade da empresa em saldar seus débitos em curto prazo sem contar com o risco da comercialização dos seus estoques, pois estes podem ser obsoletos e não representar a realidade dos saldos apresentados no Balanço contábil. Ainda se a empresa possui um estoque muito elevado, os analistas consideram que não existem políticas adequadas de compras e vendas. Avalia-se que quanto maior melhor

  1. Solvência

Mede a capacidade da empresa em saldar seus débitos independentemente dos seus prazos de vencimento. Normalmente se considera que quanto maior melhor, porém toda empresa necessita de capital de terceiros para alavancar seus investimentos. Se o resultado deste indicador der menor do que 1 então a empresa possui patrimônio líquido negativo, ou seja, passivo a descoberto.

  1. Grau de Endividamento

Indica o grau de endividamento da empresa em relação ao ativo total. É um dos índices mais relevantes para análise de uma empresa, pois mostra se a empresa é muito ou pouco endividada. Normalmente quanto menor melhor, porém o fato de uma empresa estar muito endividada não significa necessariamente algo ruim. Tudo irá depender da composição da dívida. Além disso, toda empresa necessita de capital de terceiros para alavancar seus investimentos, como dito acima.

  1. Composição do Endividamento

Indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago em curto prazo, isto é, qual é o percentual de participação das obrigações de curto prazo em relação às obrigações totais. Avalia-se que quanto menor melhor. Porém muitas vezes a captação de recursos de curto prazo é mais barato, pois representa um menor risco para o emprestador, assim a empresa pode optar por se financiar no curto prazo de forma a reduzir seus gastos com encargos financeiros.

  1. Giro do Ativo

O Giro do Ativo, especificamente, mostra quantas vezes a empresa recuperou o valor de seu ativo por meio de vendas em um período de um ano. Ele é bastante dependente do setor de atuação da empresa e sua análise deve sempre ser combinada com a análise de um ou mais indicadores de margens. Avalia-se que quanto maior este indicador melhor. Um alto Giro do Ativo significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor". Normalmente é muito difícil ter ambos indicadores apresentando valores elevados.

  1. Giro do Patrimônio Líquido

O Giro do Patrimônio Líquido, especificamente, mostra quantas vezes a empresa recuperou o valor de seu patrimônio líquido por meio de vendas em um período de um ano. Ele é bastante dependente do setor de atuação da empresa e sua análise deve sempre ser combinada com a análise de um ou mais indicadores de margens. Avalia-se que quanto maior este indicador melhor. Um alto Giro do Patrimônio Líquido significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor". Normalmente é muito difícil ter ambos indicadores apresentando valores elevados.

  1. Giro do Estoque

O Giro de Estoques, especificamente, mostra quantas vezes por ano a empresa consegue "girar", isto é, renovar completamente seus estoques. Quanto maior, melhor, pois indica uma menor necessidade de investimento em estoques.

  1. Prazo Médio de Recebimento

O Prazo Médio de Recebimento, especificamente, mostra o número de dias, em média, que a empresa leva para receber o valor correspondente a uma venda efetuada. Quanto maior este valor, mais flexível em relação a prazos de pagamento a empresa está sendo com seus clientes.

  1. Prazo Médio de Pagamento

O Prazo Médio de Pagamento, especificamente, mostra o número de dias, em média, que a empresa leva para pagar seus fornecedores, a partir do momento da compra da matéria-prima. Quanto maior este valor, mais forte estará sendo a empresa em relação aos seus fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com