TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Controladoria

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário de Controladoria

Avaliando o Aprendizado

1) Discorra sobre o custo benefício da controladoria.

R = A utilização dos recursos da controladoria é de vital importância para dar confiabilidade, velocidade e segurança à fluidez das informações e ao processo de tomada de decisões. Ao lado da contabilidade, a controladoria emerge como uma instância crucial para as empresas, porque é por meio da controladoria que se pratica a boa contabilidade, que se produzem as informações necessárias para várias instâncias e finalidades externas e internas. A importância da controladoria é tão grande que já existe quem defenda a sua vinculação direta aos conselhos de administração das companhias.

2) Discorra sobre a necessidade de considerar as necessidades dos usuários da informação contábil na definição dos relatórios a serem gerados pela controladoria.

R = O contador ou administrador necessita das informações contábeis para que sejam elaborados relatórios baseados as informações repassadas pela contabilidade, e assim seja tomada a decisão em cima de relatórios com todas as informações necessárias.

3) Aponte a diferença entre contabilidade e controladoria. Para tanto, considere os seguintes aspectos: a teoria da contabilidade adota elementos como adoção do custo de oportunidade, valor do dinheiro no tempo e contabilidade em nível geral de preços, e tem como objetivo subsidiar a tomada de decisões econômicas, assim como a controladoria.

R =Uma das diferenças entre contabilidade e controladoria é que a controladoria além de fazer as mesmas funções da contabilidade também tem como responsabilidade disponibilizar indicadores precisos, avaliação precisa dos resultados, subsidiar o processo de planejamento, padronizar e relacionar as informações gerenciais.

4) Discorra sobre controladoria, sistema de gestão e sistema de informação.

R = A controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa e controladoria contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a controladoria pode ser considerada como pertencente ao RAM o especializado da contabilidade administrativa.

Os sistemas de gestão têm por objetivo prover as organizações de elementos de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização. As estruturas das normas de gestão são semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão.

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

5) Como a controladoria cumpre seu papel?

R = faz-se necessário confirmar o papel da Controladoria de dar suporte informacional ao planejamento, controle e proteção dos interesses da empresa. Deve-se ressaltar que o gerenciamento do sistema de informação pela Controladoria não será substituto de uma gestão eficaz, nem será capaz de corrigir os erros de uma gestão ineficiente. Contudo, a Controladoria exerce forte influência sobre a administração, rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos da organização, ou seja, ela possui a função de fazer com que os recursos disponíveis sejam aplicados para a otimização dos resultados da empresa.

6) Qual é a relação da controladoria com os sistemas de informação econômico- financeiro?

R = A controladoria traz para dentro da organização informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com