TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES DE COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

Por:   •  9/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

Curso de Administração

ABNER NATHAN DE GODOY DIAS CASSIO CERON BARBOSA GABRIEL SANCHES CARVALHO

GABRIEL HENRIQUE ANDRADE ADOLFO PEDRO BARBOSA GONÇALO

REDES DE COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

Tupã-SP 2022

RESUMO

No presente relatório encontram-se conteúdos referentes aos conceitos e aplicações sobre as redes de cooperação e a sua colaboração para que os organismos envolvidos possam desenvolver a inovação em suas atividades. Por meio de uma perspectiva do cenário atual, é demonstrada referencialmente a forma de organização das redes, tipologias e benefícios ao passo que isso promove desenvolvimento tecnológico, de processos e de prestação dos serviços. O desenvolver do trabalho aborda resultados a partir de cases tomados em bases cientificas do conhecimento, e conta também com as impressões dos autores nas relações existentes entre as organizações e a inovação.

Palavras-chaves: Inovação, Redes de cooperação, Colaboração.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVOS        5
  1. Objetivo Geral:        5
  2. Objetivos Específicos        5
  1. METODOLOGIA        5
  2. REFRENCIAL TEÓRICO        6
  1. Inovação        6
  2. Redes de Cooperação        7
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES        11
  1. CASE: Cooperação, Inovação e Turismo na Região Vitivinícola        11
  2. CASE: Hotmart        12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13
  2. REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Decorrente a velocidade das mudanças no ambiente competitivo um fator que possibilita o desenvolvimento e o destaque é a geração de inovações. Em um cenário de atuação de micro, pequenas e médias empresas, pode parecer a ela um grande mercado de possibilidades, mas ao mesmo tempo cria restrições dramáticas ao seu espaço de atuação. Surge então o termo, Redes de Cooperação Empresarial (RCE) entre as empresas para ampliar e abrir novos espaços o que é fundamental para sobrevivência, com isso, ligadas a uma rede criam estratégias e se fortalecem para bater a concorrência.

Entendendo a inovação como um conjunto de mecanismos que possui o intuito de melhorar ou criar algo, seja através de um processo administrativo, uma habilidade, um produto, um serviço ou uma junção de tudo isso, observamos nesta atitude um busca pela melhoria, uma sede por querer fazer o melhor, ser reconhecido e colher os frutos pelos feitos.

Estes dois conceitos unem-se por meio da colaboração mutua e pelo intuito das organizações de buscar o novo ou o melhor para sua sobrevivência e prosperidade. Os resultados dessa junção são ganhos financeiros, sociais e de desenvolvimento tecnológico.

O presente estudo dialoga sobre teorias e exemplos práticos das redes de cooperação e o processo de inovação envolvida nelas. No cumprimento desse objetivo foi desenvolvido pesquisas exploratórias de levantamento bibliográfico e analise de abordagem qualitativa. Ao termino deste estudo e ao apresentar as praticas desenvolvidas pelas empresas, propõe-se reflexões que corroboram com os conceitos apresentados, e tornam de grande valia o entendimento da organização das empresas afim de alcançarem juntas um inovação.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

Diagnosticar teorias e exemplos práticos das redes de cooperação e o processo de inovação nas organizações.

  1. Objetivos Específicos:

  • Discutir as experiências retratadas em cases de cooperação e inovação;
  • Apresentar referências bibliográficas que consolidem os conceitos de redes e de cooperação;
  • Compreender as formas que se organizam as redes de cooperação.

  1. METODOLOGIA

A realização do trabalho examinou por meio das pesquisas o ambiente das redes de cooperação que facilitam os processos de inovação das empresas. Quanto ao tipo de pesquisa este trabalho é baseado em uma pesquisa exploratória. Segundo Carvalho et al (2019), a pesquisa exploratória é o tipo de pesquisa que ajuda o pesquisador a compreender ou aprimorar o conhecimento sobre um determinado assunto, de modo que, seus resultados possam levar a outras pesquisas.

O estudo é baseado num levantamento bibliográfico, referente as redes de cooperação e processo de inovação gerado dentro delas. O levantamento bibliográfico é entendido como o método que se utiliza de fontes bibliográficas ou material elaborado, como livros, publicações periódicas, artigos científicos, impressos diversos, fornecendo instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa. Destaca que esse tipo de pesquisa tem a vantagem de possibilitar, sem muitos custos, o acesso do pesquisador a uma amplitude de fontes (CARVALHO et al., 2019).

A pesquisa tem como referência artigos científicos, sites institucionais, além de livros e revistas cientificas. A partir dos dados coletados, a análise é composta pela proposição de estudos de casos referentes a algumas realidades de processos e produtos inovadores que tiveram em sua constituição a exploração das redes para se efetivarem. Abordagem tomada neste trabalho é a qualitativa. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado (MARCONI; LAKATOS, 2003).

  1. REFRENCIAL TEÓRICO

  1. Inovação

Enxerga-se o conceito de inovação quanto se trata do desenvolvimento de novas soluções que supram as novas necessidades previstas nos mercados ou geraram ideias de valor para o todo. Em suma, a inovação busca a promoção de novidades, de valor agregado, seja isso por razão de novos produtos, serviços, métodos de produção ou sistemas de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com