TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO COM BASE NO LIVRO FEITAS PARA DURAR

Por:   •  16/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO SOBRE CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO COM BASE NO LIVRO FEITAS PARA DURAR

        O capitulo começa citando Charlie Darwin, com seu conceito: multiplicar, variar, deixar o mais forte viver e o mais fraco morrer. Usando Darwin, na perspectiva de se ter um melhor resultado, pode-se dizer que deve-se fazer várias experiências, agarrar as oportunidades, ficar com as que dão certo (coerentes com a ideologia central) e corrigir ou descartar as que não dão certo. Esse método, pode ser correlacionado com o conceito de administrar, ou seja, fazer melhor uso dos recursos disponíveis. Para isso, usa-se a eficiência, buscando a melhor forma possível de fazer o que foi pedido e a eficácia que vai medir a relação entre o efeito da ação, e os objetivos pretendidos, para que se necessário, ocorra mudanças para alcançar o objetivo da organização. Logo, se bem entendidos e aproveitados de forma consciente, os processos evolutivos podem ser uma forma poderosa de estimular o progresso.

        O fracasso é o nosso produto mais importante, segundo R. W. Johnson JR, com essa fala, ele demonstrou entender que as empresas têm que aceitar experiências fracassadas como parte do progresso evolutivo. Muito do que se descobre sobre si, surge no fracasso, na adversidade. Uma das formas de se lidar com isso, é descartar os fracassos logo que estes sejam reconhecidos. Mas mesmo os fracassos são importantes de certa maneira. Pode-se aprender com o sucesso, mas é preciso trabalhar sobre ele; é muito mais fácil aprender com um erro. É com o erro que se aprende, ele mostra que determinada ação está errada, assim pode-se procurar maneiras de consertar o que foi feito ou modificar, para que assim se tenha um resultado satisfatório.

"Ouça qualquer pessoa que tenha uma ideia original, não importa o quão absurda possa parecer à primeira vista.", essa é uma das abordagens da McKnight. Ela acaba provocando uma reflexão sobre como é necessário ter a mente aberta para ter sucesso nos negócios, pois muitas vezes, uma ideia considerada absurda pode ser a solução de um grande problema.

Inovar significa fazer as coisas de maneira diferente. Isso cria riscos e incertezas que, no primeiro momento, são considerados inimigos dos negócios bem-sucedidos. O pensamento inovador acaba mostrando muitas vezes, novos caminhos para a tomada de decisão. Nem toda novidade se tornará um produto ou uma solução totalmente realizada por conta própria, porém isso não significa que não tenha valor.

A 3M possui mecanismos interessantes para estimular o progresso:

  • Regra dos 15%: uma antiga tradição que estimula o pessoal da área técnica a gastar até 15% do seu tempo em projetos escolhidos por cada um por iniciativa própria.
  • Regra dos 25%: espera-se que 25% das vendas anuais de cada divisão sejam provenientes de novos produtos e serviços lançados nos cinco anos anteriores.
  • Premiação concedida a responsáveis por novos negócios bem-sucedidos originados na empresa
  • Um fundo interno de capital de risco para que pesquisadores desenvolvam protótipos.

Logo, a empresa estimula a experiências e variações não-planejadas que poderiam se transformar em inovações bem-sucedidas, apesar de inesperadas, estimula a capacidade interna de gerenciamento e organização e apoia a capacidade interna de gerenciamento e organização e experiências com novas ideias. Todos esses pontos são muito importantes, pois mostra que a empresa está disposta a correr "riscos", para que assim, a organização cresça cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com