TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhembi Morumbi

RELATÓRIO DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

BRUNA ARAUJO BRANDÃO FELIPE - RA: 21065032

São Paulo

2018

INTRODUÇÃO

O seguinte relatório tem como objetivo realizar uma análise crítica com base em livros acadêmicos, descrevendo as principais atribuições do departamento de Produção e observando como funciona o setor na prática.

Neste relatório foi observado alguns fatores em relação ao livro e a prática real do departamento, tal como, as atribuições desse departamento na descrição teórica que não funciona na prática, algo que não funciona na empresa real como na descrição teórica e atribuições de outros departamentos que estão envolvidos na área, entre outros.

O departamento escolhido foi a Produção, em que o livro na qual foi retirada os dados teóricos se chama “Guia Técnico do Alumínio Liquido – Manuseio do Alumínio Liquido” que consiste na explicação dos processos teóricos da produção, em especifico do alumínio liquido. A descrição prática em que se foi baseado o relatório foi na empresa Hydro Extruded Solucions Brasil, uma empresa metalúrgica de alumínio, em qual o processo começa desde o alumínio liquido para a formação do mesmo em estado solido e por fim o alumínio em seu estado pronto para vendas. Para a parte prática ser realizada, houve um processo de entrevista com alguns operadores do processo, com algumas perguntas relacionadas ao contexto do relatório e com isso houve a relação com o livro.

 

Livro: Guia Técnico do Alumínio – Manuseio de Alumínio Liquido

Capitulo 8 – Equipamentos e roupa de proteção individual

Equipamento de proteção individual (EPI):

No livro diz que diversas roupas de proteção têm sido desenvolvidas constantemente, porém ainda existem trabalhadores envolvidos nas operações de alumínios que não fazem o uso correto desses equipamentos. Contudo, isso pode causar incidentes e até mesmo as fatalidades.

Os equipamentos de segurança mais comuns e aprovados, tal como, óculos, botinas, roupas de proteção etc. Não evitam acidentes, mas podem prevenir lesões ou reduzir a extensão de lesões no caso de acidentes.

Com a fusão e o vazamento de alumínio liquido, em que evolvem muita fonte de calor e nisso há uma possibilidade que um trabalhador seja atingido por alumínio liquido. Como é impossível remover todas as ignições do local de trabalho, é essencial que as práticas adequadas sejam seguidas.

Recomendações aos trabalhadores:

  1. Conhecer as recomendações de segurança da empresa, com respeito aos equipamentos de segurança
  2. Usar todos os itens do equipamento de segurança para o início da operação como exigido pelas normas de segurança da empresa.  Este é o período da operação de fundição em que a maioria dos acidentes ocorre e é quando precisa mais de proteção.
  3. Entender que as roupas comuns pegam fogo quando em contato com o alumínio liquido.

Proteção a cabeça:

Contra riscos de impactos, penetração por queda de objetos e choques elétricos, devem ser utilizados capacetes de segurança adequado. Todas as pessoas que trabalham próximo ao alumínio liquido devem usam o protetor de cabeça (capacete)

 Proteção da face e dos olhos:

Devido a possibilidade de respingos, as pessoas que trabalham próximo ao alumínio liquido, devem usar proteção para a face e para os olhos, tal como óculos de segurança e também uma proteção facial mais conhecida como viseira.

Proteção dos pés:

Devem ser usados calçados com proteção adequada. Botinas sem cordão são recomendadas para exposição a substancias liquidas. Esses calçados podem ser removidos facilmente caso haja alguma emergência.

Botas com proteção de metatarsos devem ser usadas quando existe perigo de queda ou deslizamento de objeto sobre os pés.

Proteção das mãos:

Durante as operações com potencial de riscos de queimaduras das mãos, devem ser usadas luvas retardantes de chamas ou resistentes ao calor, tipo industrial.

Roupas de Proteção:

O tronco, os braços e pernas devem ser protegidos contra cortes, perfurações, abrasões, calor extremo, frio extremo e produtos químicos perigosos. Roupas comuns não protegem o empregado, para este tipo de trabalho.

Queimaduras, tem sido uma das principais causas de acidentes de trabalho, nas operações de alumínio liquido. Os acidentes sérios, são as queimaduras que incapacitam o empregado por atingirem grande parte do corpo, e isso ocorre pelo fato do empregado estar fazendo o uso de roupas de proteção inapropriada para o trabalho. Contudo, as roupas de proteção são divididas em duas categorias.

Roupa de Proteção Secundária: a roupa de proteção secundária é projetada de forma que ela não continue a queimar após a exposição e a remoção da fonte de ignição. Podem não eliminar toda a queimadura, mas reduzirão o número e a severidade das queimaduras. As roupas secundárias podem ser feitas de algodão tratado (tratamento não fosforoso), lã tratada ou um tipo especial de tecido sintético não combustível.

Roupa de Proteção Primária: é a roupa de proteção projetada para ser vestida nas atividades de trabalho em que há significante exposição a projeções de metal liquido, fontes de chama e calor radiante. Essas atividades incluem carregamento, transferência de metal e vazamento, cujo trabalho é realizado muito próximo as substancias liquidas, superfícies quentes ou em contato com elas. Essas roupas são: Jaquetas, calças de couro, capas, aventais, peneiras, polainas, e mangas projetadas e fabricadas com materiais capazes de resistir a exposição da qual está se protegendo. As roupas de proteção primária devem ser vestidas sobre as roupas de proteção secundária, propiciando dessa forma um efeito de sobreposição para uma proteção maior ao trabalhador.

Recomenda-se que os trabalhadores que ficam diretamente expostos ao metal liquido nas operações de fusão, transferência e vazamento cubram os punhos, tornozelos. Cada empresa deve determinar a área na qual os trabalhadores são considerados expostos.

ADVERTENCIA SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

Vestir múltiplas camadas de roupas de proteção, algumas delas muito pesadas, na vizinhança de fontes de calor, pode contribuir para o potencial de um trabalhador sofrer fadiga pelo calor. Contudo, os trabalhadores devem estar atentos a esse fator. Com avaliações próprias e treinamentos dos empregados são necessários para reconhecer a fadiga pelo calor, o potencial de doenças pode ser drasticamente reduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com