TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO EXECUTIVO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO EXECUTIVO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO EXECUTIVO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico deve vislumbrar caminhos que possam ser percorridos e que levem ao sucesso. Isto quer dizer que o nível estratégico da gestão tem como objetivo enxergar onde a empresa precisa chegar, e selecionar caminhos viáveis para o desenvolvimento das ações necessárias para que a empresa de fato chegue lá. Mas a estratégia pode ser trabalhada de várias maneiras. A boa gestão depende do entendimento e ênfase do tipo certo de estratégia na hora certa.

Mintzberg (2001) definiu cinco variantes da estratégia, os seus 5P's: estratégia como Plano, como Padrão, como Posição, como Perspectiva, e como Estratagema (Ploy, em inglês). A estratégia como Plano é uma direção, um guia, um caminho para sair da situação atual para uma situação almejada. Como Padrão ela remete ao comportamento da empresa ao longo do tempo, por exemplo, desenvolvendo ações de alto ou de baixo risco. Como Posição ela se preocupa com o ambiente externo, com o cliente. Já como Perspectiva ela se preocupa com o ambiente interno, com a mentalidade dos estrategistas e com a Visão do empreendimento.

Enfim, Planejamento Estratégico (PETER DRUCKER, 2003) é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

1. RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO

O presente relatório refere-se à definição, na situação atual, sobre as atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico Empresarial para o período de 5 anos no futuro. Adota como premissa o meu negócio, a missão e a minha visão estratégica para o futuro da empresa. Também são identificados os pontos fortes e fracos, segundo a percepção da equipe de gestores e colaboradores da empresa. Foram realizadas análises de tendências macro-ambientais e, os possíveis impactos, bem como as oportunidades e ameaças que possam se apresentar. Também foram identificados os valores que nortearão as ações da organização e o meu papel na sociedade, para o período deste planejamento estratégico.

Com base nestas informações pretende-se demonstrar a constituição de um mapa estratégico e identificar as estratégias que se deve empreender para possibilitar a realização do negócio, da missão e dos objetivos estratégicos da organização empresarial.

2. O PROCESSO DO PLANEJAMENTO

O processo de planejamento tem como finalidade a formulação das estratégias para o desenvolvimento empresarial. Essas estratégias, consideradas planejadas ou pretendidas, são formuladas tendo como base, as informações e percepções a respeito dos ambientes externo e interno onde atua ou venha a atuar a organização empresarial.

Neste sentido, a busca de um posicionamento estratégico, no sentido de cumprir a missão e realizar a visão estratégica, considera várias etapas. A primeira fase consta da busca de uma definição a respeito do negócio, da missão e da visão estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com